A vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), Dailva Bezerra (Boa Saúde), cumpriu agenda em Brasília/DF, nesta quinta (11) e sexta-feira (12). Na ocasião a gestora participou, na Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), da Oficina para Implantação da vacina de Febre Amarela na região nordeste. O encontro contou com representações de todos os nove estados nordestinos.
“Entendendo que a Febre Amarela é uma doença infecciosa e que apresenta letalidade entre 20 e 50%, em suas formas mais graves, a imunização das pessoas, ofertada de forma gratuita no Brasil pelo SUS [Sistema Único de Saúde], é a forma mais segura de prevenção contra a doença”, frisou Dailva Bezerra.
Segunda a vice-presidente do Cosems-RN, a Oficina aconteceu com o objetivo de atualizar o cronograma de implantação da vacina, na região nordeste, no calendário nacional de vacinação, além de: alinhar metodologia fluxo e efeitos adversos da vacina, divulgar normas técnicas, atualizar o cenário epidemiológico e dificuldades de vacinação, dentre outros.
“Foi uma importante reunião. Enquanto Cosems e gestora do SUS, aguardamos a inclusão, o quanto antes, deste imunizante no calendário nacional. Anteriormente, tínhamos apenas a vacinação pontual em quem estava de viagem marcada para a região norte, setor endêmico para a doença, porém a intenção agora é implantar a vacina da Febre Amarela no calendário nacional para que toda população da região nordeste tenha acesso a esta proteção”, destacou Dailva Bezerra.