CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 9 de setembro de 2016

UPA Pajuçara receberá quarta Unidade Sentinela de Vigilância do Ar de Natal

Por Ascom Cosems-RN

upa-fotos-paulo-candido-upa-152

 

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pajuçara, na zona Norte de Natal, será o próximo estabelecimento da rede municipal de saúde a receber uma Unidade Sentinela de Vigilância do Ar. Com isso, o município passará a contar com quatro setores para avaliação epidemiológica dos agravos respiratórios em crianças com até cinco anos de idade. Os outros três estão implantados no Hospital Municipal de Natal e nas UPAs da Cidade da Esperança e Potengi.

A expectativa é que a Unidade Sentinela da UPA Pajuçara seja implantada nas próximas semanas, beneficiando as pessoas que residem na área de abrangência do Distrito Sanitário Norte I. Conforme relatório divulgado em maio passado pelo Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (DVS-SMS), dos 1.585 casos notificados nos quatro primeiros meses deste ano, 233 foram na zona Norte.

A proximidade com os bairros que apresentaram os maiores índices de notificações possibilitará que os profissionais de saúde possam traçar o mapa detalhado dos registros e assim, encontrar as resoluções mais indicadas para diminuir e até erradicar os fatores ambientais que favorecem o surgimento dos agravos respiratórios nas crianças.

A avaliação epidemiológica e feita por meio da análise de possíveis impactos na saúde do público-alvo, que apresentem os seguintes sintomas respiratórios: cansaço, chiados no peito, dispneia, falta de ar, sibilos e tosses associadas ou não a outros agravos como asma, bronquite e infecção respiratória aguda. O trabalho tem por objetivo subsidiar a Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Poluentes Atmosféricos na avaliação de possíveis impactos na saúde por causa da exposição a esses fatores.

ASCOM DA SMS NATAL