CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 26 de agosto de 2014

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CONECTADA

Por

O Ministério da Saúde e o Ministério das Comunicações, a partir do Plano Nacional de Banda Larga, pretendem, até dezembro de 2014, contemplar 12.368 Unidades Básicas de Saúde (UBS) referentes a todas as equipes aderidas no primeiro ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) com conexão banda larga com a internet.

A conectividade à internet, neste contexto, apoia a implantação do sistema com PEC (Prontuário Eletrônico de Saúde) no âmbito do e-SUS AB, aprimorando a coordenação do cuidado nas UBS e possibilitando o acompanhamento das ações de saúde por meio da integração automatizada aos sistemas de informação que apoiam as Redes de Atenção, além de fortalecer a integração das ações de Telessaúde e a consolidação do Cartão Nacional do SUS. Até 23 de julho de 2014, 10.269 equipes participantes do PMAQ confirmaram o interesse pela Banda Larga.

As vagas remanescentes serão destinadas às UBS com equipes participantes do Programa Mais Médicos. A ouvidoria ativa do SUS está entrando em contato telefônico com tais municípios para que acessem o Sistema de Controle de Uso para preenchimento do questionário de conectividade. O prazo para preenchimento desse questionário é 24/08/2014. Nesta segunda etapa, os municípios que responderem o questionário ainda passarão por uma seleção, caso haja um número excedente de adesões.

Caso o município já tenha respondido o questionário na 1ª etapa, só deverá acessar novamente o sistema se ainda tiver alguma UBS com médicos do Programa Mais Médicos que não foi contemplada na 1ª etapa. Não há necessidade de refazer o preenchimento dos questionários que já tenham sido respondidos.

Durante o mês de julho, a empresa responsável iniciou a instalação de 60 pontos de internet em alguns municípios, sendo parte de um projeto piloto. Ao iniciar a prova de conceito da banda larga, identificamos que alguns endereços das unidades estavam errados. Alguns municípios estão entrando em contato para saber como podem corrigir a informação.

O fluxo para essa correção é: enviar o dado atualizado, com a identificação da equipe, endereço correto, telefones de contato e identificação do gestor responsável para os seguintes e-mails: everton.dias@saude.gov.br e celio.cunha@saude.gov.br.

Próximos passos: as empresas contratadas seguirão, até o final do ano, contatando os municípios que confirmaram sua adesão para efetuar a instalação da banda larga. Está previsto que no próximo mês já seja disponibilizado o cronograma de implantação nos municípios.

UBS que não aderiram na 2 fase da conectividade

Para preenchimento do questionário, acesse aqui: http://dabsistemas.saude.gov.br/sistemas/controleUsoEsus/login.php?acesso_negado=true

Fonte: Portal do Conasems.