CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 22 de setembro de 2011

Temas diversos foram debatidos na reunião mensal do Cosems

Por

O auditório da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) mais uma vez ficou lotado com a presença maciça dos secretários de saúde dos mais diversos municípios do RN. Na última quarta-feira (21), os gestores realizaram a reunião mensal em Natal para debater temas diversos junto com a diretoria do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems/RN).

Alguns dos temas discutidos, como a carga horária das equipes da Estratégia Saúde na Família (ESF) e a suspensão do PAB variável, receberam atenção redobrada por parte dos secretários presentes na reunião. Para a presidenta do Cosems/RN, Solane Costa, o tema é atual e desperta o interesse de todos os gestores. “Como secretários, estamos todos preocupados com a saúde pública, que começa no município de cada um. Essa questão da carga horária merece ser debatida com a participação de todos para que possamos entender as mudanças que as mudanças previstas na lei possam acarretar”, apontou.

Outro tema debatido foi relacionado ao Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do RN (COPISRN), que contou com a participação da diretora Selma Santiago. Ela destacou que a finalidade do Consórcio vai além da estratégia do SAMU e se dispôs a apresentar as informações necessárias para esclarecimento de todos acerca dos planos para rede de urgência e emergência.

O coordenador administrativo e financeiro do Cosems/RN, Sueldo Queiroz, enfatizou que a participação de todos os gestores na colaboração para o conteúdo do site do Conselho é fundamental para ampliar a variedade de informações e, consequentemente, de serviços prestados a quem acessa o portal.

Além desses assuntos, outros temas ganharam destaque na reunião, como a Rede Cegonha, a Rede Pessoa com Deficiência, a instalação do Centro Avançado de Oftalmologia do RN em Goianhinha, além das definições para o 12º Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do RN, a ser realizado em novembro deste ano.

De acordo com a presidenta Solane Costa, o saldo sempre é positivo, já que a reunião trata temas atuais e de interesse de todos. “Os pontos discutidos são sugeridos tanto pelos membros da diretoria, como também pelos gestores. Essa comunicação constante enriquece as discussões e estreita ainda mais o laço entre os colegas de todas as regiões”, enfatizou.