CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 14 de março de 2016

SVS divulga estratégia para contribuir com a erradicação da poliomielite

Por Ascom Cosems-RN

 

llllllllllllllllllllllllllllllllllll

O Plano de Erradicação da Poliomielite: Estratégia no Brasil foi divulgado nesta quinta-feira (10) no portal da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS). O documento, que consolida as definições de resolução da 68ª Assembleia Mundial da Saúde, apoiará os gestores na tomada de decisão e orientará os profissionais que atuam na área para o planejamento, operacionalização e avaliação do processo para erradicação global da poliomielite. O plano inclui ações de vigilância epidemiológica, imunizações, contenção laboratorial, vigilância ambiental, comunicação social, entre outras.

A 68ª Assembleia Mundial da Saúde, promovida entre 18 e 26 de maio de 2015, em Genebra (Suíça), reuniu autoridades sanitárias de 194 países. Neste evento, foi definida uma resolução, endossada pelos países membros, com novos acordos sobre a erradicação global da poliomielite, reforçando que a erradicação só poderá ser alcançada por meio do compromisso global.

A resolução destaca que os preparativos para a retirada do componente tipo 2 da vacina poliomielite 1, 2 e 3 (atenuada) estão em andamento e devem ser concluídos até abril de 2016. A partir desse período, todos os países deverão empreender esforços para a substituição da vacina trivalente pela vacina poliomielite 1 e 3 (atenuada).

A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e sua evolução, freqüentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido. No Brasil, não há circulação de poliovírus selvagem desde 1990, em virtude do êxito da política de prevenção, vigilância e controle desenvolvida pelos três níveis do Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira AQUI a íntegra do Plano. 

PORTAL DO CONASEMS