CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 6 de abril de 2011

SUS: gestores do RN são capacitados para utilizar sistema na

Por

Com a proposta de auxiliar os secretários municipais de saúde a planejar suas ações e tomar decisões apoiadas em dados e informações, o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems/RN) iniciou, nesta quarta-feira (6), o quarto curso para manuseio de sistemas de informação do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento, realizado no hotel Praiamar, em Ponta Negra, segue até a próxima sexta-feira (8), com treinamentos realizados no horário da manhã e tarde.

Voltado para os gestores que atuam nas secretarias de saúde, o curso conta com a participação de 35 municípios potiguares considerados como plenos na gestão dos recursos do SUS. Municípios plenos são aqueles capazes de gerir seus próprios recursos, sem depender exclusivamente dos repasses da administração estadual. Dos 167 municípios potiguares, 95 já estão aptos a ter essa autonomia no uso dos recursos advindos do SUS e à aplicação dessa verba localmente.

Dentre os participantes está Areia Branca, que deve alcançar a autônima financeira até a próxima semana. “Estamos esperando que a portaria, que autoriza a autonomia financeira para o município, saia nos próximos dias. Assim vamos poder utilizar os recursos do SUS de acordo com as nossas necessidades e poderemos investir na qualificação dos nossos servidores, prestando conta diretamente com o Ministério da Saúde”, disse a secretária de saúde do município Lidiane Garcia.

Por isso, a importância do treinamento. Não apenas para o município de Areia Branca, mas para todos os que participam da capacitação. Isso porque, é através dele que os gestores aprendem tanto a parte teórica, quanto a prática de utilização dos sistemas de informações exigidos pelo Ministério da Saúde e o direcionamento das verbas de acordo com as necessidades do município – unidades, profissionais, equipamentos, leitos.

No Rio Grande do Norte, apenas 34 municípios ainda não passaram pela capacitação, mas a meta da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) É que até junho todo o estado esteja trabalhando de acordo com as exigências do Ministério.

 
Confira os temas do treinamento:

Coordenador: Eneas Neto
Sistemas de Informação;

Técnico: Clélio de Oliveira
Sistema de Informação Hospitalar;

Técnica: Genilda Lima
Sistemas CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde;
FPO – Ficha de Programação Orçamentária;

Técnico: Edivomar Varela
Sistema de Informação Ambulatorial;
Sistema de Boletim de Produção Ambulatorial;
Sistema de Autorização de Pagamento de Auto-custo;
Tabela Unificada;
Transmissor DATASUS;