CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 8 de junho de 2017

SMS Natal cria o Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares​

Por Ascom Cosems-RN

 

O Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (7) trouxe a criação, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Centro de Referência em Práticas Integrativas e ​Complementares (CERPIC).

O CERPIC visa ampliar a oferta e o acesso de ações e serviços de saúde, bem como fortalecer as experiências que já vêm sendo desenvolvidas na rede, de acordo com os princípios fundamentais do SUS, atuando nos campos de prevenção de agravos e da promoção, manutenção e recuperação da saúde baseada em modelo de atenção humanizada e centrada na integralidade do indivíduo.

As Práticas Integrativas Complementares (PICS) trazem um impacto muito positivo na saúde, pois é um tratamento diferenciado. É o tipo de serviço que nós, como gestores e profissionais de saúde, queremos oferecer para a população. O usuário entra​, se sente bem com o serviço oferecido e saí em uma condição bem melhor do que chegou. Muitas vezes, a pessoa precisa mais de uma cura mental, interior, do que propriamente a cura física”, destacou o secretário municipal de saúde, Luiz Roberto Fonseca.

As Práticas Integrativas​ e​ Complementares (PICS) são técnicas que visam estimular os mecanismos naturais para a recuperação da saúde, seja na prevenção, tratamento ou cura, causado por transtornos físicos, psíquicos ou emocionais de uma pessoa. O objetivo principal é evitar o uso de medicamentos que, a longo prazo, podem causar danos graves ao organismo, ajudando o corpo contra as doenças pela utilização de seus próprios mecanismos de defesa.

Nesta quarta, também aconteceu o I Fórum de PICS de Natal. O evento – realizado pela SMS – aconteceu no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho e contou com a participação de profissionais da saúde do município e convidados. Na oportunidade, foi assinado um termo de cooperação técnica entre a SMS e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para ações no CERPIC.

O desenvolvimento das PICS no RN começou lá em 2011, com a aprovação da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares (PEPIC) no SUS. Desde então estamos avançando nesses serviços. Já trabalhamos com o município em algumas oportunidades. No dia 6 de maio de 2016 foi criada a Política Municipal das PICS e agora temos a crianção desse Centro, que a UFRN tem total prazer em ser parceira”, destacou Ana Tânia Sampaio, do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN.

O CERPIC deve começar a funcionar em Natal no segundo semestre em um espaço localizado na rua Tuiuti, em Petrópolis, zona Leste da capital potiguar.

ASSESSORIA DE IMPRENSA