CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 30 de maio de 2018

Semana de Mobilização pela Saúde das Mulheres no SUS: MS lança meta de redução da Mortalidade Materna

Por Ascom Cosems-RN

Com intuito de discutir com estados, municípios e demais entidades, ações de implementação das novas estratégias voltadas à redução da mortalidade materna no Brasil, ocorreu nesta segunda-feira (28), em Brasilia, a Reunião da Comissão Nacional de Mortalidade Materna e o Lançamento da meta de redução da Mortalidade Materna para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2015/2030. O evento compõe a Semana de Mobilização Nacional pela Saúde das Mulheres no SUS, instituída pelo Ministério da Saúde, que será celebrada até 31 de maio. A meta é reduzir a mortalidade materna para 30/100 mil nascido vivos até 2030 para os ODS, compromisso internacional assumido pelo país.

Entre os presentes estavam representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), da Secretaria de Políticas para Mulheres, Organização Pan Americana de Saúde – OPAS, Fundo das Populações das Nações Unidas – UNFPA, Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstétricos – ABENFO, Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia – FEBRASGO, rede pela Humanização do parto e Nascimento – ReHuNa e Conselho Federal de Enfermagem – COFEN.

Após a apresentação dos dados de mortes maternas no país, os representantes destacaram os principais desafios para cumprir a meta prevista. O CONASEMS destacou que a participação dos presidentes de COSEMS será imprescindível, pois só é possível considerar as especificidades loco-regionais na construção deste plano contando com a colaboração destes gestores. Foi avaliado o papel de cada instituição e suas possíveis contribuições. Entre as estratégias previstas está a realização de seminário para discutir e elaborar um plano de ação de enfrentamento às mortes maternas.

Também foi discutido a necessidade de empenho coletivo bem como a convocação da sociedade para o alcance da meta prevista, a importância de tornar visível o protagonismo das mulheres e investir em cuidados, que, na maioria das vezes, podem evitar os altos índices de mortalidade.

Confira a Nota Técnica sobre a Semana de Mobilização da Saúde das Mulheres

PORTAL DO CONASEMS