CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 23 de maio de 2024

SEIDIGI participa do XVI Congresso do COSEMS-RN ampliando estratégias de Saúde Digital

O DATASUS realizou oficina sobre o Programa SUS Digital, a Rede Nacional de Dados em Saúde e as Plataformas SUS Digital

Por Ascom Cosems-RN

A Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (SEIDIGI/MS) marcou presença no XVI Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (COSEMS-RN), realizado de 1º a 3 de maio, na capital do estado. O evento reuniu cerca de 1000 participantes, incluindo profissionais de saúde de todos os municípios do RN e representantes de outros estados, como Santa Catarina, Maranhão, Ceará, Rondônia e Goiás. O tema desta edição foi “35 anos do COSEMS-RN: Ressignificando o SUS nos Recantos Potiguares.

Durante o congresso, a SEIDIGI teve um espaço de destaque para expandir as iniciativas de Saúde Digital e contextualização do Programa SUS Digital, com uma oficina voltada à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e às Plataformas SUS Digital, conduzida por técnicos do Departamento de Informação e Informática do SUS (DATASUS). Na oportunidade, foram destacados o conceito e os benefícios da rede nacional para melhor gestão de políticas públicas e uso das plataformas para a transição e continuidade do cuidado. Também foram apresentadas as experiências exitosas de municípios do RN nas integrações, reforçando a importância da RNDS.

A Presidente do COSEMS-RN, Maria Eliza Garcia, destacou, em entrevista, a importância da contribuição do Ministério da Saúde para o sucesso do 16° Congresso com mesas, seminários e debates de saúde pública, assim como discussões das Redes de Atenção. Ela enfatizou as ações conjuntas, como o Programa SUS Digital, que retomam a parceria entre os entes federativos: A presença da equipe da SEIDIGI trouxe para nós, gestores e equipe de técnicos dos Municípios, uma maior segurança e transparência, mostrando que se faz necessário a integração dos entes, Estado e Municípios, em prol da qualidade das nossas informações. Posso afirmar que a presença do Ministério da Saúde aqui reafirmou que esse é o caminho de uma saúde mais qualificada e com melhores resultados.

Para explanação do Programa SUS Digital, foi organizada uma mesa redonda com representantes da SEIDIGI/MS, do CONASEMS e do COSEMS-RN. Durante o encontro, discutiram e orientaram sobre a atual fase de preenchimento do Diagnóstico Situacional e a aplicação do Índice Nacional da Maturidade em Saúde Digital (INMSD). Esses esforços visam à elaboração do Plano de Ação, fortalecendo a etapa de Planejamento. Como explicou o Assessor Técnico do CONASEMS, Michael Diana: Este Plano de Ação, embora num momento complexo de transição da gestão municipal, tem papel fundamental para permitir compreender as necessidades dos territórios, com grande potencial para garantir a continuidade das ações de Saúde Digital já em curso e demonstrar as necessidades e prioridades da macrorregião em um compromisso entre municípios e suas Secretarias de Estado da Saúde. Estes instrumentos também permitirão que os futuros Secretários e Secretárias Municipais tenham um retrato do que precisam priorizar em Saúde Digital, e vão permitir identificar qual é a necessidade de investimentos por parte dos municípios, estados e Ministério da Saúde para viabilizar a transformação digital do SUS”.

A SEIDIGI, apoiando a expansão das estratégias de Saúde Digital nos estados e municípios, também contribuiu com a Plenária “Estratégias da Saúde Digital & Gestão do Trabalho e Educação na Saúde: Perspectivas e Desafios para o RN”. Na plenária, foram mencionadas outras iniciativas que impulsionam a Transformação Digital do SUS, alinhadas às estratégias do Programa SUS Digital e aos avanços da RNDS, como a disponibilização do prontuário AGHUx para todos os hospitais do Brasil e as oportunidades das ações de Telessaúde.

Durante os três dias do congresso, foram registrados mais de 100 atendimentos da SEIDIGI e a participação de 90 representantes de diversos municípios do estado do RN e de outras unidades da federação. “Ficamos felizes pelo espaço disponibilizado para dialogarmos sobre as ações do Programa SUS Digital. São nessas oportunidades que conseguimos dialogar com profissionais e gestores da saúde para esclarecer e orientar sobre as ações de Transformação Digital na Saúde Pública e realizar uma escuta ativa para identificarmos oportunidades de melhorias”. Destacou Josélio Queiroz, Líder da Expansão da RNDS e Plataformas SUS Digital do DATASUS.

Por Gabriela Cunha
DATASUS/SEIDIGI/MS