Cumprindo agenda em Brasília/DF, desde esta segunda-feira (2), o secretário-executivo e representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) na Vigilância em Saúde, Sueldo Queiroz, participou dos trabalhos da 2ª Reunião de Dirigentes de Vigilância em Saúde. O evento foi promovido pelo Departamento de Ações Estratégicas de Epidemiologia em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde, com o objetivo de apresentar os avanços, desafios e ações a ser desenvolvidas pela União, Estados e Municípios.
“Em meio aos dados apresentados pelo Ministério da Saúde, o Rio Grande do Norte teve avanços nos indicadores do PQA-VS em virtude ao aumento de algumas metas alcançadas, o que gera mais recursos para nossos municípios”, destacou Sueldo Queiroz, apontando também uma de suas falas, realizadas no evento, com foco na Política Nacional de Vigilância em Saúde. Para o secretário-executivo do Cosems-RN, existe a necessidade dessa discussão junto aos gestores e técnicos, uma vez que em 2025 os municípios construirão seus Planos Municipais de Saúde.
Ainda segundo Sueldo Queiroz, o Piso Fixo de Vigilância em Saúde foi outro tema de grande relevância tratado no evento. “Em relação a essa questão foi colocada que a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde, fez uma proposta de reposição de 20% ao orçamento de 2025, mas que em virtude do pacote de corte de gastos, proposto pelo Governo Federal, esta ideia teve que ser reconsiderada, no entanto foram solicitados recursos para equipamento para 2025”, disse, esclarecendo que outras propostas também foram encaminhadas.
Sueldo Queiroz também destaca sobre a discussão em torno do aumento do número de Agentes elegíveis para recebimento de recursos. “Ainda não será esse ano, pois o aumento dos Agentes de Combate às Endemias em 2024 foi insuficiente e o déficit destes profissionais gira em torno de 12 mil Agentes”.
OUTROS DETALHES
Na próxima reunião ordinária do Cosems-RN, que acontecerá no próximo dia 17 de dezembro, Sueldo Queiroz apresentará os resultados do PQAVS, além de informes sobre a 2ª Reunião de Dirigentes.