CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 16 de março de 2011

Saúde do RN é debatida em reunião

Por

Visando discutir os principais pontos na área da saúde no Estado, o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems/RN) realizou, na manhã desta quarta-feira (16/03), reunião com os gestores municipais da saúde. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). 
 
O evento foi aberto pela Presidente do Cosems/RN, Solane Costa, que, juntamente com os diretores da entidade e representantes da saúde dos municípios, apresentaram temas como os quantitativos de insumos químicos destinados ao controle da dengue dispensado para cada município; a Oficina de Implantação Hórus; a definição de programação para as Vigilâncias Sanitárias municipais e a apresentação do projeto de Telemedicina desenvolvido pela Associação Médica do RN, dentre outros assuntos.
 
A reunião contou com a participação da Dra. Karen Sarmento Costa, Coordenadora-Geral de Assistência Farmacêutica Básica do Ministério da Saúde, que falou sobre a implantação do Sistema Nacional de Gestão de Assistência Farmacêutica (Hórus) no Rio Grande do Norte. Segundo Karen Costa, esse sistema tem o objetivo de qualificar a gestão da assistência farmacêutica do SUS trazendo benefícios à população. “Estaremos à disposição para o que o Ministério Público puder fazer para implantar esse sistema. Acredito que nessa reunião nós pudemos organizar com mais calma as estratégias para os próximos passos para efetivar a implantação do projeto”, afirmou a Coordenadora.
 
No encontro, ainda foi discutido à problemática da dengue no Rio Grande do Norte, no que se refere ao repasse dos insumos químicos (larvicidas) destinados ao Controle da doença nos municípios. De acordo com Secretário de Saúde da cidade de Guamaré/RN, Adriano Holanda, esse repasse não vem sendo feito de forma satisfatória pelo Ministério da Saúde. “Infelizmente nós temos recebido apenas 60% do que deveria ser destinado”, conta. O problema tem sido motivo de preocupação pela Cosems/RN e nesse sentido deverá ser encaminhado um documento à Secretaria Estadual de Saúde do Estado solicitando as devidas providências. “Nós iremos oficializar a nossa preocupação com relação a esse problema”, assegurou Solane Costa.
 
O presidente da Associação Médica do RN, Dr. Álvaro Barros, finalizou a reunião com a apresentação do Projeto de Telemedicina, que vem sendo desenvolvido para agilizar o diagnóstico de pacientes com problemas cardíacos, através da distribuição de eletrocardiógrafos aos municípios do estado. “Esse é um projeto que fazemos em parceria com a Sesap para o controle das doenças cardíacas, no intuito de reduzir custos e trabalhar na prevenção de casos mais graves”, explicou.

Segundo a presidente do Cosems/RN, Solane Costa, a reunião foi de suma importância para debater as principais questões a serem resolvidas no âmbito da saúde nos municípios do Rio Grande do Norte. “Nós realizamos esse evento todos os meses no intuito de fazer a nossa parte que é a de sermos estimuladores, apoiadores e intermediadores das ações que vem sendo desenvolvidas no que se refere à saúde do nosso estado”, disse.