CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 2 de julho de 2015

RN É PIONEIRO NAS DISCUSSÕES SOBRE REFORMULAÇÃO DA PNAB

Por

 

A Secretaria Estadual da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap RN) realiza nesta quinta-feira (2) a Oficina Estadual de Discussão da Política Nacional da Atenção Básica (PNAB). O encontro acontece na Universidade Potiguar – unidade da Floriano Peixoto – e tem intuito de discutir os desafios e propor a modificação da atual PNAB.

O público presente no encontro foi composto por: municípios da grande Natal; corpo técnico das Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursaps) e Sesap; alunos, pesquisadores, professores e residentes das Universidades Federal (UFRN), Estadual (UERN) e Potiguar (Unp); Conselho Estadual de Saúde (CES); Ministério Público (MP); Tribunal de Contas do Estado (TCE); apoiadores ministeriais; coordenadores dos Programas de Valorização da Atenção Básica (Provab) e Mais Médicos (PMM); e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN).

Para o secretário municipal de saúde de São Gonçalo do Amarante e atual secretário geral do Cosems-RN, Jalmir Simões da Costa, o encontro é de suma importância e se torna grandioso devido a presença de várias representações de setores ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS) do estado.

Ainda de acordo com Simões, a Atenção Básica (AB) é o principal aporte das necessidades da população, e é de extrema importância que as gestões municipais realizem parcerias com órgãos de controle como MP e TCE, e controle social, pois eles oferecem apoio técnico de qualidade e são interessados que os serviços funcionem.  Finalizando suas colocações, o secretário frisou que é possível realizar uma Atenção Básica de qualidade através do comprometimento e assiduidade da gestão, dos trabalhadores e usuários.

“Levaremos esta bandeira ao Cosems-RN e faremos questão destas discussões referentes ao Programa de Melhoria da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ AB) e PNAB, estejam presentes em nosso seminário que acontecerá em outubro, concluiu Jalmir Simões.

DISCUSSÕES

Dando prosseguimento ao encontro, a secretária municipal de saúde de Nísia Floresta e atual vice-presidente do Cosems na primeira região de saúde, Ângela Cristina Braz, abordou os principais desafios que os municípios potiguares enfrentam na AB. Seguindo a mesma linha, o coordenador geral de gestão da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Dirceu Klitzke; a auditora do Tribunal de Contas do Estado, Anne Carvalho; e o técnico da Sesap, Hugo Mota, explanaram o diagnóstico da AB sobre a ótica de cada entidade.

Os trabalhos da Oficina serão finalizados às 17h:30min desta quinta, onde será apresentado um consolidado com propostas para a reformulação da Política Nacional da Atenção Básica no país.

#Ascom Cosems-RN.