CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 30 de dezembro de 2021

RETROSPECTIVA 2021

Por Ascom Cosems-RN

Ao término deste ano, mesmo ainda diante de muitas incertezas e fragilidades, rendemos graças ao Senhor, nosso bom Deus, por derramar bênçãos em nossas vidas. Durante o ano de 2021, onde foi comemorado os 31 anos de regulamentação do SUS, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte se fez presente em diversos espaços estratégicos na defesa e fortalecimento do SUS potiguar.

Na imprensa, durante entrevistas concedidas ao longo do ano, o Cosems demarcou seu espaço nos principais canais de comunicação do Estado. Se tratando da pandemia de Covid-19, todas as decisões contaram com a colaboração do Conselho de Secretarias: desde o início da imunização da população até a inclusão de novos públicos, dentre outras estratégias.

O Cosems também pautou os principais assuntos do SUS potiguar em sua ida às regionais de saúde, durante seu acolhimento anual, em suas reuniões ordinárias – realizadas mensalmente, e que voltaram a ser presenciais no mês de agosto – e durante sua participação em agendas nacionais, a exemplo do Conares e CIT, dentre outras.

E por falar em destaques nacionais, o trabalho desenvolvido pela presidente Maria Eliza Garcia e por toda a atual diretoria do Cosems teve seu reconhecimento devidamente pontuado pelo presidente do Conasems, Willames Freire, durante sua participação em evento no Rio Grand do Norte, no mês de fevereiro. Reconhecimento esse de um trabalho bem feito, em prol do SUS e dos gestores, que levou a atual diretoria do Cosems-RN para mais um biênio a frente da condução da Instituição e fez da presidente, Maria Eliza, diretora dos municípios de pequeno porte do Conasems.

Vale destacar também a presença do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN durante visita de representantes da SAPS, ao Estado, no mês de março; durante os debates em torno da política de saúde materno-infantil e no lançamento da Escola de Saúde Pública do RN, no mês de maio; durante a apresentação do modelo de Consórcio Interfederativo de Saúde Pública a ser implantado no RN, ocorrida no mês de junho; durante a oficina com foco na ESTRATÉGIA ZERO MORTE MATERNA por hemorragia, nos debates da construção da Política Estadual de Atenção Especializada e no debate do fluxo de acesso às cirurgias eletivas no RN, ambas em julho.

Em agosto, o Cosems-RN esteve presente durante inauguração de tomógrafo no Hospital Giselda Trigueiro, no debate em torno do Hospital da Mulher e regionalização, realizados durante audiência pública em Mossoró, e durante capacitação do Previne Brasil. O mês de agosto também foi marcado pelo reconhecimento dado pela Polícia Militar, ao Conselho, quando agraciou a presidente Maria Eliza com a “Medalha do Mérito da Saúde Coronel Médico Pedro Germano Costa”.

Já em setembro, o Conselho de Secretarias acompanhou a visita técnica do ministro da saúde, Marcelo Queiroga, ao Estado. Em outubro, foi realizada oficina do SISMOB, foi debatido o plano estadual de combate a hanseníase. Ainda em outubro, o Cosems esteve presente nas comemorações do dia dos Agentes de Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, realizada no Centro de Convenções, e debateu internamente a institucionalização do apoiador regional.

Em novembro, foi criado o projeto “Vivência do SUS nos Recantos Potiguares”, iniciativa própria que incentiva os gestores a divulgar os trabalhos desenvolvidos em âmbito municipal. Ainda em novembro, o Cosems marcou presença em debates sobre a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, regionalização do SUS e implantação da vacina contra a febre amarela, na região nordeste. O mês também foi marcado pela realização do Webnário do QualifarSUS.

Na certeza de que o Cosems está no caminho certo, com muito planejamento e transparência, com trabalho forte desenvolvido por seus apoiadores e agregando parcerias tripartites com Ministério da Saúde, NEMS, Governo do Estado, Conselho Estadual de Saúde, FEMURN, Universidades e Prefeituras Municipais, dentre outros, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte chega ao mês de dezembro de 2021 com a certeza de que muito foi feito, apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia.

Ao longo deste ano, o Cosems também atuou fortemente na defesa incessante dos municípios e na luta pelo fortalecimento do SUS em território potiguar. Desta forma, todos os que fazem o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte desejam a todos gestores de saúde e sociedade potiguar um 2022 abençoado, cheio de boas energias, esperança e conquistas!

Boas festas!