CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 19 de abril de 2011

Rede de Atenção Integral para Mulheres

Por

A Secretária Adjunta da Sesap, Ana Tânia Sampaio, esteve presente na abertura do evento, ocorrida na manhã de ontem (18), que contou ainda com a participação do Coordenador de Promoção à Saúde, Severino Azevedo, da representante do Ministério da Saúde, Cláudia Araújo de Lima, e da representante do Conselho de Secretárias Municipais de Saúde do RN – Solane Costa e demais profissionais envolvidos com o enfrentamento da violência contra mulheres e adolescentes.

A formação da Rede vai possibilitar uma maior amplitude na abordagem do problema, pois irá integrar e articular as diversas entidades envolvidas (promotorias criminais, delegacias, organizações não-governamentais, unidades de saúde, etc), além de outros municípios do Estado. Para a técnica responsável pelo Núcleo de Prevenção à Violência, Promoção da Saúde e Cultura da Paz da Sesap, Iraci Nestor, a formação da Rede é um passo importante dentro de um trabalho que já vem sendo realizado. “Há três anos trabalhamos em prol da organização desta Rede, pois precisamos articular o trabalho entre as várias instituições envolvidas
no enfrentamento da violência”.

Para a enfermeira Ridan Rebouças, do PROAMA (Programa de Atenção à Mulher e Adolescente), desenvolvido há 10 anos na Maternidade Escola Januário Cicco, em Natal, a formação da Rede vai possibilitar a continuidade do atendimento às mulheres vindas do interior do Estado. “De 2000 a 2010 foram atendidas 645 mulheres vítimas de violência sexual, e muitas delas vêm de cidades do interior”.

No RN foram selecionados 30 municípios prioritários, e o trabalho será iniciado por Natal, Macaíba, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Ceará-Mirim, incluindo todas as instituições locais que irão integrar a Rede de Atenção Integral. Serão realizados fórum e seminários para capacitação dos profissionais envolvidos.

Fonte: Sesap