CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 16 de novembro de 2011

Programação de cursos marca primeiro dia de Congresso

Por

Conselheiros, secretários e representantes da saúde municipal, estadual e nacional reuniram-se na manhã desta quarta-feira (16), no Hotel Pestana, Via Costeira, para discutir o tema “Consolidando o SUS: rumo à plenitude da gestão municipal”, no XII Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do RN. Neste primeiro dia de evento, três cursos pautaram diferentes questões relacionadas ao sistema de saúde pública.

O curso “Desafios e perspectivas da atenção básica à saúde” discutiu as diferentes modalidades de serviços de saúde existentes dentro do sistema organizacional das redes, priorizando sua expansão e estimulando o contato permanente com os usuários, famílias e grupos sociais, que somam mais de 100 milhões de pessoas assistidas no país. “Devemos enxergar a Atenção Primária como parte essencial da rede e não de forma isolada”, enfatizou Eduardo Alves Melo, diretor substituto do Departamento de Atenção Básica (DAB/MS).

Karen Sarmento, coordenadora geral de Assistência Farmacêutica Básica no Ministério da Saúde, contribuiu para o curso Ciência e Tecnologia com foco na Assistência Farmacêutica (AF) Básica, onde destacou a necessidade de expandir informações sobre acesso e uso de medicamentos para as redes de saúde, monitorando e avaliando a gestão da AF nos três níveis.

O curso “Os compromissos da política nacional da gestão estratégica e participativa do SUS: ouvir, realizar, monitorar e participar”, ministrado por Isabel Senra (Demags/SGEP/MS), priorizou a participação ativa do município. “Quando falamos em política nacional plena, devemos lembrar onde está o indivíduo e qual o seu contato direto. Então, vemos que o município deve ser prioridade”. Segundo ela, deve haver um alinhamento dos municípios, estados e união, para que se possam fortalecer estes vínculos em prol de um sistema de saúde igualitário.

O evento recebeu participantes de diversas regiões do país. Wellington Melo, secretário executivo do Cosems/AC, elogiou o evento e defendeu a necessidade de se discutir sobre a saúde nos âmbitos municipal, estadual e federal, viabilizando um serviço de melhor qualidade, capaz de superar a fragmentação das gestões e garantindo o direito à saúde. O Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do RN segue até sexta-feira (18).