CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 3 de julho de 2012

Prevenção de mortalidade materna é discutida no RN

Por

Na manhã de hoje (3), representantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Coordenação de Promoção à Saúde, reuniram-se com o Comitê Estadual de Mortalidade Materna e Fórum Perinatal, além de técnicos da área da saúde e diretores das maternidades, para discutirem a importância da prevenção de mortalidade materna.

Durante o encontro, que aconteceu no auditório da Sesap, foram ministradas palestras que abordaram temas relacionados ao assunto. A consultora do Ministério da Saúde na área da Rede Perinatal e apoiadora da Rede Cegonha, Acácia Cândido, falou sobre “Contexto atual da Rede Cegonha no Estado” e a presidente do Comitê de Mortalidade Materna no Rio Grande do Norte, médica ginecologista Maria do Carmo Lopes de Melo, abordou “O pré-natal e a vinculação ao local do parto”.

O objetivo do debate foi conscientizar os profissionais que atuam na saúde sobre a necessidade do acompanhamento da mulher no pré-natal, parto e puerpério. Foi ressaltada também a importância de se fazer a investigação sobre a morte de qualquer mulher em idade fértil, ou seja, com idade entre 12 a 49 anos, principalmente em se tratando de óbito materno.

Em junho passado, o Ministério da Saúde estabeleceu recurso de R$ 28,5 milhões para o custeio de novas vagas de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), habilitadas em 13 municípios de oito Estados e o Rio Grande do Norte é um deles. Os recursos serão aplicados em UTIs da Rede Cegonha na capital potiguar, com o intuito de melhorar a estrutura de atendimento às gestantes e bebês recém-nascidos, por meio de uma rede qualificada.