CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 6 de outubro de 2011

Presidente do Cosems/RN discute Rede Cegonha

Por

Representantes dos municípios, coordenadores e técnicos da Secretaria Estadual de saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP) e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems/RN) estão reunidos no Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (CEFOPE-SESAP) discutindo temas relevantes para a evolução da saúde pública no Estado, entre eles a Rede de Atenção Materna e Infantil.

Nesta quinta-feira (6), o evento contou com a presença de Solane Costa, presidente do Cosems/RN, que enfatizou a importância de se conhecer a Rede Cegonha. “Vamos esmiuçar a portaria lançada pelo Ministério da Saúde, entendendo todos os pontos, no sentido de torná-la viável dentro do Estado. Vamos debater o que cada município pode fazer para viabilizar a rede perinatal”, ressaltou.

A Rede Cegonha busca garantir a cidadania desde o pré-natal até o nascimento da criança. “A mulher deve ter garantido o pré-natal, os exames complementares durante a gravidez até a hora do parto, sabendo onde vai parir e dispondo  de um atendimento adequado”, explicou Solane.

Além da rede de atenção materna e infantil, outras três redes serão discutidas pelos gestores. A rede de oncologia, traumatologia e ortopedia, rede de atenção psicossocial, focada em transtornos mentais, álcool e drogas e a rede de urgência e emergência.

De acordo com Terezinha Rego, secretária executiva do Cosems/RN, é necessário que haja organização para que as redes funcionem. “Não basta aderir à rede, é preciso que exista um plano estadual, que proponha metas sobre cada uma delas”, enfatizou.

O evento segue até esta sexta-feira (7) com a presença dos profissionais de saúde de todo o Estado.