CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 19 de agosto de 2011

Presidenta do Cosems/RN debate Atenção Básica na Assembleia

Por

A presidenta do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems/RN), Solane Costa, fez a palestra de abertura na 90ª Reunião Extraordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES/RN), realizada na manhã desta sexta-feira (19), no espaço Álvaro Dias, na Assembleia Legislativa. A reunião teve como ponto de pauta único as discussões sobre a rede de atenção básica no Rio Grande do Norte.

Com o tema “Olhares sobre a Atenção Básica”, Solane Costa mostrou os resultados positivos que a Atenção Básica tem no Rio Grande do Norte. O alerta fica para os municípios ineficientes, que precisam de ajuda para que de forma tripartite, a assistência possa ser executada de fato. “A realização é municipal, mas a responsabilidade é tripartite, ou seja, é missão também estadual e federal”, alertou.

A oportunidade de discussão com os participantes do CES/RN também foi aproveitada para apresentar os desafios e proposições, principalmente no que diz respeito ao financiamento da Atenção Básica e outras questões, como resistência do corpo de trabalhadores em relação ao modelo centralizado no médico e a insuficiência de pessol para compor as equipes nos municípios

Uma das sugestões apontadas pela presidenta do Cosems/RN é que o estudante da área de saúde formado na rede pública de ensino possa retribuir essa formação em prestação de serviços para a saúde pública. Solane também lembrou que, para que a qualidade seja um ponto forte na Atenção Básica e que os serviços cheguem à população, o Governo Federal deve realizar os repasses com regularidade, assim como o governo estadual, que está há quatro trimestres sem realizar repasses aos municípios.