CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 29 de fevereiro de 2016

PEC que resgata o Saúde+10 será votada quarta

Por Ascom Cosems-RN

cunhaebancada

O Plenário da Câmara dos Deputados iniciou nesta quarta-feira (24)  a discussão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 1/15, de autoria do deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), que amplia gradualmente o montante mínimo de gastos federais com saúde. Conasems, Conass e CNS se reuniram para acompanhar a discussão, porém, conforme acordo entre as lideranças partidárias, o substitutivo da comissão especial, de autoria da deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), será votado apenas na próxima semana.

A PEC resgata o Projeto Saúde +10 e o obriga a União a destinar um mínimo de 15% da RCL (Receita Corrente Líquida) à Saúde. Atualmente, a Emenda Constitucional 86 define os gastos mínimos com saúde para a União em 13,2% da RCL e 15% aos municípios, que por conta do subfinanciamento estão gastando em média 22% e alguns chegam a dobrar a porcentagem média de gastos com saúde.

É importante intensificar a mobilização em todo o país para aprovação da PEC 1, que se configura como grande esperança para solucionar a crise do subfinanciamento do SUS. Conforme acordo feito entre o presidente da Casa, Eduardo Cunha, e a bancada da saúde, a PEC 1 estará na pauta de votação da Câmara dos Deputados na próxima quarta-feira (2).  Cada secretário municipal pode contribuir entrando em contato com parlamentares e pedindo que vote sim para aprovação.

Confira a lista de contatos dos deputados da Câmara do Deputados para contato.

PORTAL DO  CONASEMS