Parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) e Núcleo do Ministério da Saúde no RN (NEMS) viabilizou, nesta segunda-feira (25), na Escola de Saúde Pública do RN, a realização da I Oficina de Elaboração do Plano Municipal de Saúde (PMS).
O evento, voltado às equipes técnicas das secretarias de saúde dos municípios da região Metropolitana (sétima região de saúde), teve o objetivo de dialogar sobre o processo de construção e importância dos PMS.
A Oficina foi conduzida pela Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP) da região Metropolitana, através da gerente Alainy Simões, com apoio de corpo técnico da Sesap, do NEMS e do Cosems-RN, na pessoa de Solane Costa. A apoiadora Regional do Conselho de Secretarias, Rosário Bezerra, também esteve presente nos trabalhos.
“Como é sabido, o Plano Municipal de Saúde se trata da constituição da saúde de cada município e é onde a gestão local declara as intenções da gestão do SUS”, esclareceu Jalmir Simões, segundo vice-presidente do Cosems-RN e gestor municipal de São Gonçalo do Amarante, explicando que também deve conter no Plano Municipal de Saúde as metas referenciais para os próximos quatro anos.
Ainda de acordo com Simões, o PMS também deve cumprir com as determinações normativas do SUS e apresentar à toda sociedade quais as diretrizes gerais da política sanitária local.
“Parceria de grande importância para o Sistema Único de Saúde é essa que o NEMS e Cosems vem fortalecendo com a Sesap, através das regionais de saúde, na realização destas oficinais”, concluiu o segundo vice-presidente Cosems-RN.