CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 19 de março de 2013

Nova diretoria é escolhida por aclamação da maioria dos secretários

Por

O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems/RN) já conta com nova diretoria. A eleição para escolha da nova comissão executiva para o biênio 2013-2015 aconteceu nesta terça-feira (19), durante a primeira assembleia da entidade, realizada no hotel Monza, em Natal/RN. A chapa única foi aprovada por aclamação da maioria absoluta dos secretários presentes e é composta por Salete Cunha (presidente), Maria Neuman Azevedo (vice-presidente) e Débora Costa dos Santos (secretária geral). A posse acontecerá após a escolha de todos os vice-presidentes das regiões, ainda com data indefinida.

A ex-presidente Solane Costa estava presente e aproveitou para parabenizar a nova diretoria. Durante seu discurso, Solane relembrou momentos de sua gestão, que ela considera como positiva pelos resultados alcançados e pelo respeito que o Rio Grande do Norte alcançou perante o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). “Durante todo o período em que estivemos à frente do Cosems/RN, buscamos o caminho do consenso, que é o que nos une hoje. Acredito que toda ‘teimosia’ pacífica chega onde a gente precisa. Sou muito grata aos que nos apoiaram ao longo de todo esse tempo e que vão continuar acompanhando o crescimento do Conselho”, enfatizou Solane.

Com um abraço, a nova presidente do Conselho, Salete Cunha, recebeu os cumprimentos de Solane, com quem atuou na vice-presidência do Cosems/RN durante o segundo mandato. Agradeceu à família, ao prefeito do município de Bom Jesus, Edmundo Junior, que apoiou a escolha e a missão dela agora à frente do Cosems/RN, e ainda, à equipe do Conselho e aos secretários presentes.

Em seu discurso, fez questão de enfatizar os avanços na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), mas também destacou os gargalos. “Superlotação do sistema, pouca valorização da atenção básica, acesso precário, longas filas, baixa remuneração dos profissionais de saúde, falta de profissionais em áreas distantes dos grandes centros e falta de capacitação permanente são problemas que ainda temos que enfrentar”, destacou.

Entre as propostas, estão a busca por mais financiamentos para a saúde, o fortalecimento da regionalização, o investimento na mudança de modelo assistencial, a qualificação dos gestores com sessões e diálogos temáticos com o objetivo de otimizar a gestão da saúde, o aprofundamento dos canais de comunicação com gestores e sociedade, o intercâmbio de experiência entre municípios, o fortalecimento da cultura da solidariedade entre municípios, a busca de parceiros, a redução da judicialização da saúde, o fortalecimento dos espaços de articulação, entre outras.

“Somar é a palavra-chave. A nossa chapa é formada por militantes atuantes, e ainda teremos a diretoria composta pelos vice-presidentes regionais para encampar nossas ideias. As conquistas são resultados de ações coletivas”, acrescentou.

A vice-presidente Neuman Azevedo destacou e agradeceu a grande participação dos secretários da região Oeste neste momento de eleição da nova diretoria. “Quero agradecer porque a distância não impediu a presença de todos, prova de que estamos unidos para fazer um Cosems/RN mais forte”, frisou.

A nova secretária geral Débora Santos contou que sempre participou das ações do Cosems/RN e comemorou porque agora atuará oficialmente e com ainda mais empenho. “Espero colaborar e aprender muito para poder auxiliar todos os gestores”, completou.

Informes aos participantes

Mantendo o cronograma já previsto nas assembleias mensais do Cosems/RN, foram apresentados alguns informes para conhecimento dos gestores, no momento que antecedeu a eleição. Um deles foi a presença de Neide Filha, gerente da Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva. A instituição vai iniciar uma capacitação em abril para as equipes da Estratégia Saúde na Família em diversos municípios. A Casa já faz esse trabalho desde 2002. “As nossas equipes vão viajar aos municípios com o intuito de oferecer materiais e informações sobre o diagnóstico precoce do câncer, com foco na infância e juventude”, detalhou Neide. Em breve, a equipe da Casa entrará em contato com os secretários para a realização desse trabalho.

Solane Costa, agora atuando como técnica da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), Sueldo Queiroz e Terezinha Rego reforçaram prazos para entregas dos relatórios de gestão, lembraram a todos de sempre consultar a agenda dos secretários de saúde que prevê as atividades a serem cumpridas pelos gestores até fevereiro de 2014 e a importância de todos preencherem o cadastro de secretários, que terá como objetivo traçar o perfil do gestor de saúde potiguar.

Uma novidade em capacitação é a realização do Curso Nacional de Qualificação para Conselheiros de Saúde (Qualiconselhos), pela Escola Nacional de Saúde Pública. As inscrições estão abertas até dia 5 de abril no site www.ead.fiocruz.br.

Na agenda de eventos, a programação contou com a proximidade do Congresso Nacional, que acontecerá de 7 a 10 de julho em Brasília/DF, porque é ano de eleição para presidência. Antes, será realizado o Congresso Norte/Nordeste, que tem previsão para acontecer em maio, no Maranhão, mas ainda sem data definida.