CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 7 de julho de 2014

Nota de Mobilização – Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais 2014

Por

As hepatites virais são doenças que atacam o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Há vários tipos, sendo as causadas pelos vírus A, B e C os mais comuns, com manifestações variadas de acordo com cada agente etiológico. São doenças que possuem uma distribuição universal, apresentando diferenças regionais tanto na ocorrência quanto na sua magnitude. Sua importância para a saúde pública é devido ao número de indivíduos acometidos e das complicações resultantes das formas agudas e crônicas da infecção. 

No ano de 2012, houve 300 casos de hepatites virais confirmados notificados no Sistema de Informação de Agravos Notificáveis (Sinan), sendo 57% Hepatite A, 22% Hepatite B e 21% Hepatite C. Normalmente, a Hepatite A é a mais predominante, pois sua forma de transmissão dá-se através de alimentos e água contaminados, esgotos abertos e falta de infra-estrutura de saneamento. A Hepatite B é considerada uma DST, onde a pessoas mais acometidas são os adultos jovens de 25 a 29 anos. A Hepatite C tem um histórico de 93% de casos registrados como crônico e 15% de forma transfusional como a principal forma de transmissão, acometendo mais pessoas acima de 50 anos. 

Diante desse panorama, o PE/DST/Aids e Hepatites vem fortalecendo o diálogo entre gestores, Organizações da Sociedade Civil e outros parceiros por meio de ações conjuntas, promovendo discussões sobre a qualidade de vida e prevenção e tratamento das hepatites virais, sensibilizando a sociedade acerca do papel de cada um no enfrentamento deste agravo. 

O dia 28 de Julho é o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais e, para as mobilizações deste dia, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), através do Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais, disponibilizará material educativo, testes rápidos e preservativos para que os municípios realizem suas atividades. Com isso, o Programa Estadual DST, Aids e Hepatites Virais solicita que os municípios enviem suas programações e solicitações para o email: hepaids-coordenacao@rn.gov.br até o dia 18 de julho. 

As atividades de prevenção devem ocorrer durante todo o ano em um processo contínuo, e o Dia Mundial é um momento importante para a intensificação da campanha, onde é possível fazer uma grande mobilização social para relembrar a importância do combate às Hepatites Virais e despertar na população a consciência da necessidade da prevenção, reforçando que a resposta às epidemias é responsabilidade de todos. 

Fonte: Sônia Cristina Lins da Silva (Responsável Técnica do  Programa Estadual de DST Aids e Hepatites Virais).