CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 22 de junho de 2015

NOTA DE INDIGNAÇÃO

Por

 

 

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) em sua reunião ordinária no dia 16 de junho de 2015, em plenária com o coletivo da diretoria e secretários municipais de saúde presentes, discutiu e aprovou que diante de sucessivas e históricas calúnias e difamações veiculadas pelos diversos canais de comunicação escrita, falada e televisionada, vem a público manifestar o seu veemente repúdio contra as graves, injustas e inverídicas ofensas atribuídas à figura das pessoas de alguns gestores municipais de saúde.

 

 

Considere-se que ser gestor na plenitude de suas facilidades e dificuldades, pois estas não lhe faltam. Não há como estar simplesmente; é preciso ser inteiro em todos os dias da semana, do mês e do ano, tanto nos dias ordinários chamados de úteis, nos dias extraordinários de pontos facultativos, feriados e dias santos. Com atuação individual e coletiva, como pessoa e como autoridade, tendo o zelo de não confundir a si mesmo e muito mais ainda de não confundir aos outros, síndico de todas as práticas de saúde da sociedade.

 

 

Não é possível haver saúde sem promoção, sem prevenção, sem prestação de serviços. Ser gestor, função de extrema responsabilidade diante de subfinanciamentos, de desigualdades, de iniquidades, da falta em geral de corresponsáveis, de agravos mais diversos, da vida que pede passagem diuturnamente.

 

 

Pontuando os resultados positivos decorrentes das ações implementadas pelos municípios é inegável que a execução da política de saúde no âmbito local é atribuída legalmente aos municípios, à condução do gestor, é lá que ocorrem as transformações dos cenários de vida, quando das iniciativas da produção do cuidado, traduzidos pela melhora dos resultados dos indicadores de saúde.

 

 

Por esta e outras razões, causou indignação à diretoria do Cosems-RN, bem como a todos os secretários, agravado pelas acusações à Secretária Municipal de Saúde da cidade de Mossoró RN, na pessoa de Leodise Cruz, declarações da mídia, a pretexto de criticar e denegrir sua imagem pessoal e pública, imputando-lhe acusações inverídicas e ofensivas a sua honra. Que pela maneira que sempre desempenhou as funções do cargo que ocupa, demonstra ser dedicada, responsável e consciente de sua difícil, mas dignificante missão.

 

 

Natal/RN, 22 de junho de 2015
DIRETORIA DO COSEMS-RN.