CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 2 de março de 2017

Natal: Projeto Consultório na Rua reintegra morador de rua em Ponta Negra

Por Ascom Cosems-RN

Projeto Consultório na Rua reintegra morador de rua de Ponta Negra (1)

O projeto Consultório na Rua da Unidade de Ponta Negra, localizado no Distrito Sul, conseguiu resgatar um homem que estava em Natal há oito meses. Detalhe: ele morava na rua e já em estado avançado de alcoolismo e vulnerabilidade física e emocional.

O usuário em questão saiu de Cabedelo, na Paraíba, em direção a capital potiguar. A fuga se deu por conta de problemas familiares e fez com que ele entrasse no mundo do álcool, chegando a ser internado por conta do vício. A equipe do Consultório na Rua sempre tentava entrar em contato com ele, mas nunca estava sóbrio.

Após inúmeras abordagens e conversas, a equipe descobriu que ele tinha família e que não queria nenhum tipo de contato com sua ex-esposa e seus filhos. Porém, ele contou que também tinha irmãos e foi aí que o Consultório na Rua entrou em ação.

Por meio do Creas-RN (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), o grupo conseguiu entrar em contato com sua irmã, que ficou muito feliz em saber que estava vivo e que ele havia aceitado fazer o tratamento.

Érica Costa, enfermeira da Unidade Básica de Saúde de Ponta Negra, foi uma das profissionais que atuou na recuperação de Antônio. Ela relata que o usuário vigiava carros e que seu estado era muito ruim. Ele foi levado para a UPA Pajuçara, cumpriu todos os exames no Hospital Universitária Onofre Lopes, e recebeu assistência psicológica. O usuário está sóbrio há pouco mais de um mês.

E foi por meio desse projeto social que ele voltou a João Pessoa e foi recebido pela sua irmã, que vai acompanhá-lo no tratamento médico e ajudá-lo na ressocialização. A passagem para a capital paraibana foi comprada em conjunto pelos próprios profissionais.

O usuário agradeceu muito a equipe e disse que “vai levar para sempre no coração”. Ele ainda falou que se não fosse o grupo do Consultório na Rua não estaria vivo. Por fim, conclui desejando muito sucesso e pede para que o trabalho não pare.

Érica ainda conta que foi muito gratificante participar de uma ação tão satisfatória e destaca que os profissionais atuantes na área acabam criando vínculos com os moradores de rua em situações de vulnerabilidade, pois ouvem os usuários e ainda distribuem materiais de saúde básica para os mesmos.

“A ideia do projeto é muito interessante, pois nossa missão é tentar resgatar essas pessoas para o seio familiar, recuperar a cidadania e a dignidade. Eles são seres invisíveis, então a gente chega, aperta a mão, cria esse laço com eles”, conclui.

O Consultório na Rua é uma iniciativa do Ministério da Saúde e foi instituído pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011. A ideia é ofertar atenção integral à saúde básica para usuários de rua, funcionando como uma ponte entre o SUS e esse grupo populacional. As equipes participantes do projeto são formadas de enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, técnicos em saúde bucal, cirurgião-dentista e profissionais da educação.

ASSESSORIA DE IMPRENSA