CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 19 de fevereiro de 2016

Natal: Maternidade de Felipe Camarão recebe visita assistida de estudantes de Medicina da UFRN

Por Ascom Cosems-RN

0b6f6260-1768-402a-8a20-2a91a17e9422

A vinculação das gestantes que fazem o pré-natal nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (USFs) do Distrito Sanitário Oeste de Natal à Maternidade de Felipe Camarão está sendo estudada por alunos do 9º período do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Desde a quarta-feira (17), a unidade vem recebendo a visita assistida dos estudantes, que conheceram o funcionamento do serviço.

Segundo a diretora da maternidade, Anailde Silva Neto, o trabalho de vinculação entre a Atenção Básica e a unidade integra as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para organizar a rede de atenção, assegurar o acesso, acolhimento e a resolutividade dos serviços ofertados às gestantes de Natal.

Ela explicou que durante a visita assistida, que continuou nesta quinta-feira (18) com outro grupo de alunos da UFRN, foi apresentado a eles como é feita a vinculação, os motivos pelos quais ela é necessária e seus efeitos positivos para a garantia da segurança física e emocional de mães e bebês, já que as gestantes vinculadas recebem atenção e acolhimento até depois do nascimento dos bebês.

“A vinculação ocorre desde o pré-natal até o parto, garantindo, assim, que a gestante terá um local digno e seguro para vivenciar um dos momentos mais importantes de sua vida. Isso elimina o suplício da peregrinação de porta a porta, quando a gestante tinha que bater de porta em porta em busca de um local para parir, porque desde o pré-natal elas já sabem onde irão ganhar seus bebês”.

Anailde Silva Neto disse ainda que os estudantes foram apresentados também ao grupo de gestantes da maternidade, aos setores da Estratégia de Saúde da Família e aos benefícios, que incluem ainda a redução da mortalidade materna e infantil e o fortalecimento do vínculo entre os profissionais que atuam nas USFs e os da maternidade. “É um momento muito importante e benéfico para todos nós”.

ASCOM DA SMS NATAL