CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 17 de junho de 2015

MUNICÍPIOS POTIGUARES FORAM FINALISTAS NA 1ª MOSTRA NORTE NORDESTE DE EXPERIÊNCIAS NA ATENÇÃO BÁSICA

Por

 

Os municípios de Major Sales e Timbaúba dos Batistas foram finalistas na 1ª Mostra Norte Nordeste de Experiências na Atenção Básica que ocorreu durante o 3º Congresso Norte Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB), no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima em João Pessoa, entre 9 e 12 de junho.

A experiência exitosa MAJOR SALES EM MOVIMENTO é de autoria da secretária municipal de saúde, Ângela Wilma. De acordo com a gestora, o projeto foi iniciado em junho de 2014 e busca melhorar a qualidade de vida da população majorsalense, proporcionando ações de reflexão sobre a necessidade de mudanças de hábitos físicos e alimentares.

“Atendemos um público diversificado, porém temos um olhar especial para  idosos, gestantes, portadores de necessidades especiais, adolescentes e mulheres em uso de psicotrópicos. Nossa equipe conta com fisioterapeuta, psicólogo, educadores físicos; e instrutores de dança, capoeira, karatê e de práticas corporais. Ao mesmo tempo em que esse projeto melhora a qualidade de vida de nossa população, fortalece o Programa Academia da Saúde; e proporciona novos modos de pensar, viver e se relacionar consigo mesmo, com o outro; e com o meio em que se vive”, reforçou Ângela Wilma.

Já o projeto ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL NA ATENÇÃO BÁSICA (AB): CONFECÇÃO DE CADEIRA DE RODAS DE BAIXO CUSTO está sendo desenvolvido em Timbaúba dos Batistas pela secretária municipal de saúde, Mirelly Martir; pelo terapeuta ocupacional, Rafael Araújo; pela fonoaudióloga, Silvia Clemente; e pela técnica Lidja Santos, desde agosto de 2014 e tem o intuito de confeccionar a um baixo custo e no próprio município, cadeiras de rodas adaptadas à população portadora de necessidades especiais.

“Diante da importância da AB como porta de entrada ao sistema de saúde e da potencialidade do Programa Saúde da Família (PSF) e Núcleo de Apoio á Saúde da Família (NASF), a confecção de cadeiras de rodas a baixo custo foi uma experiência significativa no escopo da Atenção básica, uma vez que a terapia ocupacional inserida neste campo de atuação, volta-se ao manejo junto ao cotidiano, rotina, autonomia e independência do sujeito”, frisou Rafael Araújo.

Confira AQUI a íntegra da experiência desenvolvidas em Major Sales e AQUI a de Timbaúba dos Batistas.

 

#Ascom Cosems-RN.