CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 5 de junho de 2012

Hospitais e unidades de saúde: técnicos participam de curso

Por

 

A última turma do Curso de Sistemas de Informação do Sistema Único de Saúde (SUS) está participando da capitação que acontece nesta terça-feira (5) e quarta-feira (6), no auditório do hotel Monza, em Natal. A iniciativa faz parte das Sessões Temáticas de Instrumentalização das Equipes Gestoras do SUS no RN, promovidas ao longo do ano pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RN), em parceria com a SESAP/RN por meio de convênio do PlanejaSUS.

O curso traz o tema “Manuseio de Sistemas de Informação”, enfocando a operacionalização dos principais aplicativos e bancos de dados oficiais, atualmente coordenados pela Direção Nacional do SUS, que são: SIA/SUS, SIH/SUS, SCNES, BPA, APAC e FPO. Segundo o analista de sistemas e coordenador do curso, Enéas Neto, este módulo tem uma abordagem diferenciada, já que a ideia é aprofundar os conhecimentos de quem já utiliza os sistemas. “Estamos apresentando os detalhes sobre o curso com uma abrangência maior do que o módulo voltado para os gestores municipais, já que a proposta aqui é incrementar o conhecimento de quem está no dia a dia desse registro de informações”, explicou.

Os cursos realizados pelo Cosems/RN têm o objetivo de fornecer ferramentas para que gestores e técnicos possam fazer planejamento das ações baseados nas tomadas de decisões, tendo em vista a escolha mais oportuna e eficiente para o serviço de saúde. Conhecer e valorizar o uso da informação é de fundamental importância nesse processo. É assim que pensa o técnico do setor de faturamento do Hospital Regional Deoclécio Marques (Parnamirim), Robson Duarte, um dos participantes. Para ele, as expectativas sobre o curso são as melhores. “Receberemos novas informações aqui e esperamos poder aprimorar o trabalho. O importante é sempre aprender mais. Conhecer bem a nossa ferramenta de trabalho é fundamental”, complementou.

Na abertura do curso, a presidente do Cosems/RN, Solane Costa, valorizou a presença maciça dos técnicos convidados. Ela lembrou que o fundamental na operação e manuseio dos sistemas é fazer com que cada dado cadastrado se transforme em informação para auxiliar na gestão eficaz da saúde.

“Para fazer acontecer, queremos fortalecer a equipe como um todo, desde o gestor do município ao técnico que está na rotina dos hospitais e unidades de saúde. As informações mudam todos os dias no SUS, seja simplesmente uma alteração de código ou até mesmo bloqueio de recursos, que podem acontecer. Esperamos que todos aproveitem bem e vivenciem a fundo essa troca de conhecimento e de experiências, pois um município forte é um estado forte, um país forte e o SUS se fortalecendo sempre”, destacou Solane.