CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 27 de maio de 2011

Gestores são capacitados para administrar sistemas do SUS

Por

Com a proposta de auxiliar os gestores a planejar suas ações e tomar decisões apoiadas em dados e informações, o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems/RN) inicia nesta segunda-feira (30) o segundo módulo do curso de sistemas de informação do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento segue até a quarta-feira (1º/6), das 9h às 17h, no hotel Praiamar, e é voltado para os gestores que atuam nas secretarias municipais de saúde de diversas regiões do Estado.

Com foco na qualificação da força de trabalho da Secretarias Municipais de Saúde, foram idealizados dois módulos de uma sessão temática que abordasse os sistemas de informação. “O primeiro foi estruturado com foco no Manuseio dos Sistemas, dando ênfase nos principais aplicativos e bancos de dados processados nos municípios, de acordo com a normatividade vigente no SUS”, explicou a assessora técnica do Cosems/RN e coordenadora pedagógica das Sessões Témáticas, Divaneide Ferreira. Para este segundo módulo, foi pensada a ótica e prática complementar, intitulada “Transformando dados em informações e ações”.

“Esta abordagem resignifica e valoriza o trabalho das equipes gestoras, imprimindo uma lógica calcada no que preconizam os pilares da saúde coletiva: Epidemiologia, Planejamento e Administração em Saúde e Ciências Sociais em Saúde”, detalhou a presidenta do Cosems/RN, Solane Costa.

As áreas temáticas exploradas foram pesquisadas junto ao corpo técnico-gerencial das Secretarias Municipais de Saúde, resultando em seis demandas emergenciais: planejamento em saúde; políticas de saúde no SUS; gestão administrativa e financeira dos Fundos Municipais de Saúde; gestão da atenção à saúde; controle, avaliação, auditoria e regulação no SUS e gestão do trabalho e da educação na saúde.

O curso faz parte das iniciativas de Sessões Temáticas de Instrumentalização das Equipes Gestoras do SUS no RN, promovidas pelo Cosems/RN, enfocando principalmente a operacionalização dos principais aplicativos e bancos de dados oficiais atualmente coordenados pela direção nacional do SUS.

Estão sendo priorizados para esta turma 25 municípios que estão assumindo a descentralização de recursos financeiros de custeio da Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar (MAC). Em breve, todos os municípios serão contemplados e participarão dos treinamentos. A segunda turma com mais 25 gestores já tem data marcada e será realizada nos dias 4, 5 e 6 de julho.