O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), promoveu oficina sobre Previne Brasil, nesta sexta-feira (27), destinada ao gestor municipal, ao coordenador de atenção básica e aos técnicos de sistema dos municípios potiguares. Realizada de forma híbrida, presencial e através da plataforma Zoom, o evento contou com as presenças físicas apenas de representantes de Extremoz, Felipe Guerra, Coronel Ezequiel, Natal, Mossoró e Carnaubais; municípios que não atingiram o mínimo de captação ponderada de cadastro da população no E-SUS.
A capacitação, que reuniu em torno de 150 participantes no Zoom, foi conduzida pelos técnicos do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Diogo Silva e Marcela Alvarenga, e serviu para esclarecer várias dúvidas dos gestores em relação à captação ponderada, indicadores do Previne Brasil, CNES [Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde] e credenciamento e descredenciamento de equipes.
“Esta foi mais uma importante realização de nossa gestão frente ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte. Estamos aqui pra apoiar e pra ajudar os gestores no que for preciso”, frisou a presidente Maria Eliza Garcia, destacando o real papel do gestor municipal de saúde: que é cuidar de pessoas, valorizar os territórios e fazer a saúde acontecer.
Ao final de sua fala, a presidente Maria Eliza Garcia direcionou seu agradecimento ao Conasems, nas pessoas dos técnicos Diogo Silva e Marcela Alvarenga, pela parceria na realização do evento.
MATERIAL APRESENTADO
https://www.cosemsrn.org.br/wp-content/uploads/2021/08/Apresentacao-financiamento-RN-1.pptx
ÍNTEGRA DO ENCONTRO
Manhã: https://youtu.be/-xpHfgXVHlc
Tarde: https://youtu.be/fHYnsarkT2U