Em uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no RN (SEMS-RN) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), nesta terça-feira (1º), 33 gestores da 5ª Região de Saúde (Trairi/Potengi) participaram de uma capacitação virtual sobre a construção de instrumentos de gestão.
Representando o Cosems-RN, a secretária municipal de Saúde de Tangará e vice da 5ª região de saúde, Micarla Priscila, destacou a importância desta iniciativa para os municípios. Segundo ela, a Análise de Situação de Saúde é uma ferramenta essencial para o planejamento estratégico, garantindo decisões mais eficazes e baseadas em evidências.
“Este espaço promove o aprimoramento técnico e conceitual dos gestores, contribuindo para que ações mais assertivas sejam implementadas em benefício da população”, afirmou Micarla Priscila.
Ela também ressaltou que a capacitação reforça o compromisso com a autonomia municipal e a integração entre os entes federativos. “É por meio do diálogo e da troca de experiências que fortalecemos uma gestão mais colaborativa, eficiente e sensível às realidades locais. O Cosems se consolida, assim, como um elo fundamental na construção de um SUS mais equitativo e sustentável”, concluiu.
INSTRUMENTOS
Os instrumentos de gestão do SUS são essenciais para o planejamento, monitoramento e avaliação das ações de saúde nos municípios, estados e no âmbito federal. Eles garantem a organização e a transparência da gestão do sistema público de saúde, permitindo o aprimoramento contínuo dos serviços de saúde para a população. Os principais são:
- Plano de Saúde: Documento estratégico que define diretrizes, objetivos e metas da gestão de saúde em um período de quatro anos, alinhado ao Plano Plurianual (PPA). Ele é essencial para orientar políticas e ações do SUS nos municípios, estados e na União.
- Programação Anual de Saúde (PAS): Desdobramento anual do Plano de Saúde, detalhando as ações e serviços que serão realizados no ano corrente, com metas e indicadores para acompanhamento da execução do plano.
- Relatório Anual de Gestão (RAG): Instrumento que avalia o cumprimento das metas estabelecidas na Programação Anual de Saúde e no Plano de Saúde. O RAG deve ser enviado ao Conselho de Saúde para análise e aprovação.
- Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA): Documento apresentado a cada quatro meses em audiência pública, demonstrando a execução orçamentária, financeira e as ações realizadas no período.