Nesta terça-feira (1º), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no RN (SEMS-RN) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), secretários municipais de saúde, técnicos e conselheiros da região Mato Grande/Salineira (3ª Região de Saúde) participaram de uma Oficina Regional sobre Análise de Situação de Saúde.
O encontro, realizado de forma online, teve como objetivo fortalecer o papel dos gestores e orientar a construção dos principais instrumentos de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Representando o Cosems-RN nas discussões, a secretária municipal de saúde de Touros e vice regional na 3ª Região de Saúde, Eliza Alves, colaborou com a oficina. A apoiadora regional Rosário Bezerra também acompanhou as discussões com os gestores.
Elisa Alves destacou a preocupação do Cosems em atender às demandas de todos os municípios, apoiando parcerias com órgãos e instituições capazes de fazer a diferença. “Este momento é fundamental para que os municípios da 3ª Região de Saúde compreendam a importância da Análise da Situação em Saúde. Isso nos permite planejar com base nas necessidades de saúde de cada região potiguar, o que contribui para melhorar nossos indicadores e, consequentemente, a qualidade de vida de nossos munícipes”, ressaltou.
INSTRUMENTOS DE GESTÃO
Os instrumentos de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) são fundamentais para o planejamento, monitoramento e avaliação das ações de saúde em diferentes níveis de governo. Eles garantem a organização, transparência e eficácia na gestão do sistema público de saúde, visando aprimorar continuamente os serviços oferecidos à população. Entre os principais instrumentos, destacam-se:
• Plano de Saúde: Documento estratégico que define diretrizes, objetivos e metas da gestão de saúde para um período de quatro anos, alinhado ao Plano Plurianual (PPA). Ele orienta as políticas e ações do SUS nos níveis municipal, estadual e federal.
• Programação Anual de Saúde (PAS): Desdobramento anual do Plano de Saúde, que detalha as ações e serviços planejados para o ano, com metas e indicadores que permitem o acompanhamento da execução do plano.
• Relatório Anual de Gestão (RAG): Documento que avalia o cumprimento das metas estabelecidas no Plano de Saúde e na Programação Anual de Saúde. O RAG deve ser enviado ao Conselho de Saúde para análise e aprovação.
• Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA): Documento apresentado a cada quatro meses em audiência pública, que detalha a execução orçamentária, financeira e as ações realizadas no período.