O Fundo Nacional de Saúde (FNS) transferiu nesta segunda-feira (28), R$ 124,6 milhões para fundos estaduais de saúde e do Distrito Federal. Os recursos são destinados ao custeio do Programa de Aquisição de Medicamentos Excepcionais, referentes aos meses de outubro e novembro de 2016.
O Programa de Aquisição de Medicamentos Excepcionais integra o Bloco de Financiamento Assistência Farmacêutica. Por meio desse programa é possível adquirir medicamentos destinados ao tratamento de patologias específicas que atingem um número limitado de pacientes, os quais, na maioria das vezes utilizam-nos por períodos prolongados.
Entre os usuários desses medicamentos estão os transplantados, os portadores de insuficiência renal crônica, de esclerose múltipla, de hepatite viral crônica B e C, de epilepsia, de esquizofrenia refratária e de doenças genéticas como fibrose cística e a doença de Gaucher.
O detalhamento dos repasses pode ser consultado no www.fns.saude.gov.br, no menu Repasses do Dia. Mais informações na Central de Atendimento do FNS através do 0800 644 8001.
PORTAL DO FNS