CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 2 de março de 2016

Frente Parlamentar da dengue apoia a PEC 01

Por Ascom Cosems-RN

AFRENTEDEGUE

Foi lançada nesta quarta-feira (2) a Frente Parlamentar da Dengue e Incorporação Tecnológica no Enfrentamento das Arboviroses. O evento contou com a presença de palamentares, dos presidentes de Conasems, Conass e CNS, e do ministro da saúde. A Frente, proposta pelos deputados Odorico Monteiro (PT-CE) e Antônio Brito (PTB-BA), obteve a adesão de 222 parlamentares e tem o objetivo de somar esforços no combate ao mosquito e de discutir soluções para os graves problemas de saúde pública associados ao Aedes.

O deputado Odorico Monteiro aproveitou a oportunidade para destacar a importância da aprovação da PEC 01, pautada para votação hoje na Casa. Mauro Junqueira, presidente do Conasems, ressaltou que se a PEC 1 for aprovada ela será um respiro para o ano que vem, mas ainda temos que viabilizar recursos para este ano. “Os deputados que votarem sim no plenário hoje estarão dando um sim também ao povo brasileiro, é a única saída a curto prazo para o Sistema Único de Saúde”, afirmou o presidente e acrescentou “não temos só a dengue pra cuidar. Teremos 40 mil pessoas com sífilis sem penicilina para serem tratadas e mais uma série de problemas”

Já o Conass chamou atenção para o saneamento básico como medida de combate ao mosquito: “Ações a longo e médio prazo devem ser colocadas em nossa agenda”, afirmou o presidente João Gabbardo.

Logo após o café da manhã os integrantes da Frente Parlamentar em Defesa do SUS se reuniram a pedido do deputado Osmar Terra, no intuito de achar estratégias para aprovação da PEC 01 hoje no plenário.

Der acorodo com o deputado Pestana “esse acréscimo de recurso tem que ser visto como piso e não como teto. Só o BNDES usou 550 bilhões nos últimos anos em uma estratégia falha. E um número muito pequeno frente ao orçamento. Quando é do interesse tem dinheiro em cascata. Temos que ir no caminho da DRU. Há um engessamento nas receitas. Não podemos cair nessa armadilha de vincular a receita a novas fontes.

Segundo Osmar Terra é necessário a Câmara dar uma resposta à sociedade ” A PEC 1 é a unica chance de prestar satisfação ao povo brasileiro em relação a saúde. Precisamos assumir a responsabilidade de quem diz sim ou não a saúde do povo brasileiro. Se nos omitirmos teremos que dar satisfação a sociedade”

Conasems e Conass colocaram como proposta a divulgação do painel da Câmara nos sites mostrando quem vota ou não a favor da saúde.

PORTAL DO CONASEMS