O Distrito Sanitário Sul da Secretaria Municipal de Saúde está promovendo uma série de capacitações relativas ao ponto eletrônico para os agentes de combate às endemias e servidores em geral. A descentralização está sendo feita por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Alessandre Medeiros, chefe do CCZ, afirmou que a primeira fase do processo vai começar pelos setores de Recursos Humanos, estrutura veicular e a parte técnica. A expectativa para a conclusão desta primeira fase é até o fim do mês de março.
“Uma das ideias dessa descentralização é oportunizar melhor as tomadas de decisão e controle, dar mais agilidade aos agentes, tudo isso em consonância com os propósitos do SUS (Sistema Único de Saúde), que é o de dividir ainda mais as tarefas e expandir o trabalho para os níveis distritais e as unidades”.
Silvia Souto, gerente do Distrito Sul, afirmou que os principais objetivos da capacitação é acolher os agentes, orientá-los quanto ao uso do ponto eletrônico e às respectivas cargas horárias, além das possibilidades de deslocamento e as novas formas de trabalho.
A gerente do Distrito Sul ainda ressalta que antes os profissionais faziam apenas as visitas básicas e o processo estava concluído. Agora, com a descentralização e a expansão das atividades, os agentes terão um olhar mais apurado e elaborado durante as visitas domiciliares, verificando se há pessoas com enfermidades no local e possíveis focos de outras doenças que não sejam da especialidade do responsável.
ASSESSORIA DE IMPRENSA