CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 23 de abril de 2018

Discussões em torno do Mais Médicos dominam pauta de reunião ordinária do Cosems

Por Ascom Cosems-RN

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) realizou sua 217ª reunião ordinária, na última quarta-feira (18), no Monza Pallace Hotel, em Natal, com a presença de diversos secretários municipais de saúde de todo o Estado.

Na ordem do dia, foram debatidos questões sobre o Programa de Modernização das Ouvidorias do Sistema Único de Saúde – SUS (confira AQUI). Ainda na pauta, as secretárias municipais de saúde de Tenente Laurentino Cruz, Lídia Maria Dantas e de Alto do Rodrigues, Maria Auxiliadora Sena, foram escolhidas para representarem o Cosems-RN no Comitê Estadual de Promoção de Equidade.

Por fim, os debates da ordem do dia foram foram encerrados com as discussões em torno da situação do Projeto Mais Médicos (PMM) no Rio Grande do Norte (confira AQUI). As exposições foram realizadas por Sonia Maria Zanelato, referência central do PMM no RN.

INFORMES GERAIS

Este ponto da pauta contou com a apresentação dos cursos da ATOSS sobre saúde reprodutiva (confira AQUI), sobre a situação da obstetrícia e neonatologia no RN, sobre o Projeto Interfederativo de Resposta Rápida a Sífilis nas Redes de Atenção à Saúde (confira AQUI) e sobre a situação dos instrumentos de gestão, conforme tabela a seguir:

 

EXTRA PAUTA

Assuntos referentes a carga horária dos profissionais atuantes na atenção básica dos municípios potiguares entraram na extra pauta reunião.

CIB

Sem maiores discussões, a 276ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), após a reunião do Cosems. Na ocasião, o Conselho de Secretarias foi representado por sua primeira vice-presidente, Maria Eliza Garcia Soares (Dr Severiano), por sua secretária de articulação interinstitucional, Angela Braz (Extremoz) e pela vice-presidente suplente da 1ª região de saúde, Maria Emília Pinheiro (Monte Alegre). Confira a pauta: