CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 3 de março de 2011

Diretoria Executiva do Conasems se reúne com ministro Padilh

Por

A Diretoria Executiva do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) se reuniu, no último dia 22 de fevereiro, com o ministro da Saúde Alexandre Padilha e os secretários, Helvécio Miranda Magalhães Junior, da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), Odorico Monteiro, da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (Segep), no gabinete do ministro. Este foi o primeiro encontro do ministro com toda a Diretoria do Conasems.

Ao dar início a reunião, o presidente Antônio Carlos Figueiredo Nardi e os vice-presidentes, Alexandre Mont’Alverne Silva e Aparecida Linhares, fizeram uma breve explanação sobre o Conasems, Conares, e as prioridades do Conasems frente a gestão do ministro Padilha.

“Acreditamos terminantemente na vontade, persistência, determinação e comprometimento seu, ministro, bem como de toda a sua equipe. E nos colocamos sempre à disposição do Ministério. Aqui somos seus braços para atender, por a mão na massa e fazer o atendimento direto da população do Sistema Único de Saúde”, afirma Nardi.

Em seguida, Nardi defendeu a importância do Conasems, Conass e Ministério da Saúde construir uma interlocução maior com o Congresso Nacional, além de acompanhar mais de perto os projetos e emendas da saúde. Atuando diretamente junto à Frente Parlamentar da Saúde. Para isso foi sugerida a criação de um grupo tripartite – Municípios, Estados e União.

Outro tema debatido foi à questão da judicialização. O secretário executivo do Conasems, José Enio Servilha alertou para a importância de se discutir com mais afinco a situação da judicialização na saúde, que vem atingido diretamente às três esferas de Governo.

Já a vice-presidente Aparecida Linhares chamou atenção para a regularização dos repasses do PAB e MAC e a possibilidade do Ministério da Saúde criar alternativas para financiamento da Estratégia Saúde da Família, que atuam nas 40 horas, porém, o médico tem carga horária parcial. O ministro afirmou que vai estudar as propostas do Conasems, e informou que está discutindo com a presidenta da República, Dilma Roussef, a Atenção Básica como prioridade de Governo.

No final da reunião o presidente do Conasems reafirmou o convite ao ministro e aos secretários para o XXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que vai ocorrer de 09 a 12 de julho em Brasília. E solicitou a ajuda do ministro no convite para a presidente Dilma Roussef participar da abertura do Congresso. Padilha aproveitou a oportunidade e sugeriu a criação de uma mesa de debate sobre Intersetorialidade da Saúde.

Estiveram presentes: Antônio Carlos Figueiredo Nardi (presidente), Aparecida Linhares Pimenta (vice-presidente), Alexandre José Mont´Alverne Silva (vice-presidente), Lucélia Borges de Abreu Ferreira (Diretora Administrativa), Antonio Carlos de Oliveira Júnior (Diretor Financeiro), Celso Luiz Dellagiustina (Diretor de Comunicação Social), Gustavo Couto (Diretor de Descentralização e Regionalização), Maria Adriana Moreira (Diretor de Relações Institucionais e Parlamentares), José Enio Servilha (Secretário Executivo), Marcos Franco (Assessor Técnico) e Nilo Bretâs (Assessor