CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 19 de julho de 2019

Destaques da 230ª reunião ordinária do Cosems-RN

Por Ascom Cosems-RN

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) realizou nesta quarta-feira (17) sua 230ª reunião ordinária. O encontro aconteceu no hotel Monza, em Natal, e contou com a participação de diversos gestores e técnicos do Sistema Único de Saúde (SUS) potiguar. Antes das discussões em torno da ordem do dia, experiências de Caicó e Jucurutu foram apresentadas como forma de estimular a troca de projetos bem-sucedidos entre gestores, além da produção e envio de conteúdo ao Canal Saúde, emissora da FioCruz (CONFIRA AQUI PASSO A PASSO).

 

Dando início à ordem do dia, os gestores debateram sobre a Portaria 3.718/2018 (CONFIRA AQUI), que trouxe Caicó, Monte Alegre, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Pau dos Ferros, São Gonçalo do Amarante e Tangará na lista de municípios que receberam recursos referentes a parcela única de incentivo de implantação de dispositivos que compõem a Rede de Atenção Psicossocial e que não executaram o referido recurso no prazo determinado pelas normas vigentes. Após o posicionamento de alguns gestores sobre a situação de seus respectivos municípios, ficou pactuado que o Cosems encaminhará documento ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) informando a situação de cada município.

No segundo item da ordem do dia, a nutricionista Erika Melo se encarregou de abordar sobre o panorama da alimentação e nutrição no contexto das Redes de Atenção à Saúde (CONFIRA AQUI). Já no item 3.3 o responsável pela Assistência Farmacêutica do Cosems-RN, Kleber Lomonte, informou sobre o cronograma de oficinas regionais que serão realizadas nos municípios de Caicó, Pau dos Ferros, Mossoró e Natal entre os meses de agosto e setembro, e que serão direcionados a secretários municipais e farmacêuticos.

Encerrando a ordem do dia, as representantes das áreas técnicas de saúde da mulher e de vigilância de óbito da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), respectivamente, Chyrly Moura e Maria de Lima Alves, apresentaram proposta do “II Seminário de Qualificação da Assistência ao Pré-natal” e o “IV Seminário de Prevenção da Transmissão Vertical do HIV, Sífilis, Hepatites Virais e Storhcs” (CONFIRA AQUI).

INFORMES

Finalizando a 230ª reunião ordinária do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte, informes foram repassados aos gestores sobre a situação de ressonâncias magnéticas oferecidas pelo Estado, instrumentos de gestão (CONFIRA AQUI), movimentação de recursos financeiros de contas novas e antigas do Fundo Municipal de Saúde, pregão eletrônico de compras, adiamento da Campanha Nacional de Multivacinação que agora ocorrerá entre os dias 7 e 25 de outubro de 2019  e sobre os serviços oferecido pela empresa MV em relação a prontuários eletrônicos (CONFIRA AQUI).

CIB

Após o encontro do Cosems-RN a atenção dos gestores municipais ficou voltada para a realização da 289ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que aconteceu na sede da Sesap com a participação de gestores municipais e estaduais do SUS norte-rio-grandense.

Um dos grandes destaques em meio a todos os pontos da pauta foi a apreciação das propostas de projetos com recursos do Ministério da Saúde oriundos de emendas parlamentares. Os valores na ordem de R$ 1,2 milhão serão direcionados para incremento temporário do custeio dos serviços de assistência hospitalar e ambulatorial da Secretaria de Estado da Saúde Pública. Outros recursos, na ordem de aproximadamente 23,5 milhões, oriundos de emendas da bancada federal do Rio Grande do Norte, serão direcionados para a reforma e ampliação de unidades de atenção especializadas. Confira detalhamento: