CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 17 de junho de 2011

Destaque no portal Desaboya.com – Conversa Fiada com Solane

Por

Desaboya.com bateu um papo com Solane Costa, enfermeira, secretária de saúde de São José de Mipibu (RN) e presidenta do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado. Conversamos sobre saúde – claro, felicidade, trabalho, desafios e conquistas. Entre uma resposta e outra, ela se orgulha de citar sempre suas principais inspirações: “filha de Josefa Costa e mãe de Raianne Bezerra – ambas motivos de meu orgulho e felicidade”.Desaboya.com bateu um papo com Solane Costa, enfermeira, secretária de saúde de São José de Mipibu (RN) e presidenta do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado. Conversamos sobre saúde – claro, felicidade, trabalho, desafios e conquistas. Entre uma resposta e outra, ela se orgulha de citar sempre suas principais inspirações: “filha de Josefa Costa e mãe de Raianne Bezerra – ambas motivos de meu orgulho e felicidade”.

Saúde
Saúde é ter qualidade de vida, sentir-se bem, ter momentos de alegria, poder sorrir, não sentir dores físicas nem sentimentais, poder postergar a vida, ter os direitos básicos de cidadãos garantidos (poder comer, morar, estudar, trabalhar, ter lazer…). É contribuir na luta para que todos possam usufruir dessa FELICIDADE.

Uma mulher à frente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde… o que representa?
A igualdade de oportunidades para homens e mulheres é um princípio essencial da democracia, e não a questão de gênero ou disputa de poder. O nosso COSEMS/RN já foi presidido por nove gestores, dos quais foram cinco homens e quatro mulheres, e os últimos três mandatos foram femininos. Creio que isto se deve ao fato da mulher, dentre outras características, ter a de cuidar, negociar, ponderar….Penso que estes motivos aliados aos propósitos transparentes, acúmulo de informações sobre a causa são o que resultam na ocupação do cargo.

O que mais te motiva no trabalho?
O que alimenta o gosto pelo trabalho é a sensação de que a cada pensamento, ideia, projeto e atitude que ocorra tem uma ação direta na vida, ou nas vidas das pessoas. Portanto, isto é abraçar a causa e ter certeza do motivo que nos faz acordar diariamente para ir à luta com determinação e coragem. E ainda que o cansaço, a decepção, a frustração apareçam, não podemos desanimar. É bater a poeira e seguir.

Ser saudável é…
É ter certeza de que saúde não é só ausência de doenças. É não querer desistir da vida, é sentir-se gente, sentir-se feliz e em paz.

Felicidade
Outro dia li uma mensagem de um autor por mim desconhecido, que dentre outras inúmeras frases, dizia: “ser feliz não é ter caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções. É encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza (…)”.

Essencial
Não cometer excessos. Digo isso por achar que tudo que fazemos em exagero ou deixamos de fazer, pode trazer para nossa vida um resultado danoso. Acredito que viver ponderadamente, procurando estar bem e fazendo os outros bem também, é muito bom. Realizar ações e ter atitudes diárias em que verdadeiramente você e os outros compreendam que intencionalmente são gestos de nobreza, solidariedade, respeito, valor e amor, nos permite sentir-se gente, e isso favorece a plenitude da nossa existência.

Família
Meu núcleo mais direto: minha mãe, minha filha, minha tia. Divido também o lar com três cadelinhas, onde todos nos ensinam a incondicionalidade do amor. Família são pessoas que não escolhemos para nos acolher e acolhermos, mas parece que como nada é por acaso, nos relacionamos no sentido de garantir a perpetuação, e também de nos manter em ninho permanente. Amigos são para mim familiares que escolhemos para nosso convívio de dores e amores. Família de sangue ou de escolha, não importa! Importa é o que representamos e fazemos uns para os outros.

Nas horas vagas…
Tomar um café com família e com amigos; ir ao Frasqueirão ver o jogo do ABC para torcer muito; dançar muito – seja Carnatal, carnaval ou dança de salão; ir à academia às 5h30 da manhã; almoçar com amigos; curtir músicas variadas no caminho para o trabalho; levar minha tia ao shopping e ir a um barzinho; visitar minha família no interior; organizar a base – casa, escritório, guarda-roupa; viajar; curtir minha filha, trocando ideias, comendo sushi e ouvindo suas histórias do caminhar já com seus próprios pés…

Desafios
Sabedorias antigas nos revelam que os desafios significam oportunidades de se viver experiências transformadoras. E dentre as múltiplas faces desse crescimento há aquela que implica na missão nesse mundo. Desafios servem para caminharmos e nos sentirmos mais vivos a cada superação.

Futuro
Fazemos escolhas, a partir de então teremos os resultados. Aproveito o presente (que é tão especial, que tem este nome – PRESENTE!) cuidando da minha vida e das pessoas que me rodeiam. Desejo continuar sendo grata às pessoas que me deram e me dão oportunidades de aprender, valorizar, respeitar, amar, ser feliz sempre. Quero ficar bem velhinha e dançando muito! E principalmente colocar a cabeça no travesseiro para dormir em paz, com sensação que dei muito de mim. Tenho como mensagem de discursos diversos que faço a seguinte frase: “não sei se a vida é curta ou longa demais para nós. Mas aprendi que devemos amar e cuidar das pessoas, enquanto elas estiverem por aqui…”