CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 21 de março de 2025

Desafios da terceirização e privatização no SUS são debatidos em Seminário no RN

Por Ascom Cosems-RN

O Conselho Estadual de Saúde do RN (CES-RN) promoveu, nesta sexta-feira (21), no Ministério Público do Trabalho (MPT/RN), em Natal, o “Seminário Potiguar sobre a Terceirização/Privatização da Saúde no SUS: O que Fazer?”. O evento reuniu gestores, trabalhadores, estudantes e representantes de instituições de saúde para discutir os impactos e alternativas a esses modelos na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A secretária municipal de saúde de Lucrécia e representante do Cosems-RN no CES-RN, Socorro Araújo, ressaltou a necessidade de equilíbrio entre eficiência e qualidade no atendimento. “O financiamento da saúde é cada vez mais limitado, a demanda cresce e as condições de trabalho se tornam mais desafiadoras. A terceirização e a privatização nem sempre são soluções viáveis, pois podem precarizar o trabalho e ampliar desigualdades no acesso à saúde”, alertou.

Ela destacou ainda que o seminário foi um espaço essencial para refletir sobre alternativas sustentáveis, fortalecendo o SUS com uma gestão eficiente e comprometida com a justiça social.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente do CES-RN, Francisco Canindé, o diretor de planejamento da Sesap-RN, Douglas Enedino, a secretária adjunta de saúde do Estado, Leidiane Queiroz, a procuradora Kalina Filgueira, o representante da Superintendência do Ministério da Saúde no RN, Flávio Carneiro, e o procurador-chefe do MPT/RN, Antônio Gleydson Gadelha de Moura.