CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 11 de março de 2016

Deputados integrarão ações de combate ao Aedes

Na visita à Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento ao mosquito, parlamentares acertaram centrar esforços na discussão de propostas para ampliação da assistência e luta contra o vetor

Por Ascom Cosems-RN

camara_deputados

 

Deputados da comissão externa da Câmara Federal criada para o acompanhamento das ações sobre o vírus Zika vão integrar as ações governamentais para o combate ao mosquito Aedes aegypti. Os parlamentares visitaram a Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento ao Aedes aegypti e à Microcefalia, nesta semana, e se comprometeram em apoiar a luta contra o mosquito, centrando esforços para análises de propostas sobre regulamentação do combate ao vetor e ampliação da cobertura assistencial para crianças nascidas com microcefalia.

A comitiva parlamentar – formada pelos deputados federais Josi Nunes, Raquel Muniz, Alexandre Serfiotis, Henrique Mandetta, Osmar Terra e Reginaldo Lopes – conheceu os trabalhos de combate ao mosquito causador da dengue, do vírus Zika e da febre chikungunya. Eles foram recebidos pelo secretário executivo substituto do Ministério da Saúde, Neilton Oliveira, e pelo coordenador da Sala Nacional, Marcus Quito, além de representantes da Casa Civil, dos ministérios da Integração, Defesa, Educação e Desenvolvimento Social, além da Secretaria de Governo da Presidência da República.

Durante a visita, os deputados apoiaram propostas para ampliar o alcance das iniciativas de combate ao mosquito, como a estimulação permanente para aproximar gestores municipais a fim de integrá-los à tomada de decisões das ações e a adoção de estratégias de comunicação para criar na população uma cultura de prevenção ao vetor das doenças. O Coordenador da Comissão Externa, Osmar Terra destacou que a Comissão centrará esforços para discutir propostas já em tramitação na Câmara. “Essa comissão é constituída para ajudar no enfrentamento ao mosquito e, para isso, temos de saber os gargalos e pontos nevrálgicos”, disse o parlamentar.

O secretário executivo substituto do Ministério da Saúde, Neilton Oliveira, afirmou que o Congresso Nacional é um importante parceiro na luta contra o mosquito, além de ser um espaço privilegiado para ampliar a visibilidade das discussões e ações de enfrentamento em todo o país. “A intenção é criar uma estreita relação com o Parlamento, oferecendo, da nossa parte, mais informações, a partir dos relatórios e balanços gerados pela Sala Nacional com os dados dos estados e municípios, para que a comissão compreenda as ações propostas, apoie e reverbere os esforços conjuntos, para estabelecer, permanentemente, um ambiente limpo e livre do mosquito”, ressaltou.

Os deputados da Comissão Externa também foram convidados a participar de encontros técnicos sobre o combate ao agente transmissor e sobre a assistência às pessoas acometidas pelas doenças causadas por ele, como a reunião semanal do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES).

PORTAL DA SAÚDE