CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 2 de dezembro de 2010

Curso forma gestores para otimizar sistemas de informação da

Por

Com a proposta de auxiliar os secretários municipais de saúde a planejar suas ações e tomar decisões apoiadas em dados e informações, o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (COSEMS/RN) promove, desde quarta-feira (1º), um curso para manuseio de sistemas de informação do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento segue até sexta-feira (3), no hotel Monza (Candelária), e é voltado para os gestores que atuam nas secretarias municipais de saúde do Estado.

Segundo a presidente do COSEMS/RN, Solane Costa, a missão de capacitar os gestores acabou se tornando um norte importante a ser seguido pelo Conselho, porque contribui para o fortalecimento das gestões municipais. “Nosso objetivo é apoiar as secretarias municipais de saúde a garantir que as informações cheguem da maneira correta e possam ser utilizadas em prol da melhoria dos serviços prestados à população”, frisou.

Para Solane Costa, oferecer cursos de formação pode garantir mais estímulo para que os municípios possam aderir ao Pacto pela Saúde em sua plenitude. “Estamos em um novo momento. Saber reunir os dados e organizá-los influencia até mesmo no processo de planejamento de novas ações. Saber gerir as informações de acordo com os sistemas do SUS garante desde o melhor aproveitamento dos recursos disponibilizados pelo Ministério da Saúde, como também orienta para a adoçãod e mecanismos que possam evitar a perda esses recursos”, orienta.
 
O curso faz parte das iniciativas de Sessões Temáticas de Instrumentalização das Equipes Gestoras do SUS no RN, promovidas pelo COSEMS/RN, enfocando principalmente a operacionalização dos principais aplicativos e bancos de dados oficiais atualmente coordenados pela direção nacional do SUS.
 
Estão sendo priorizados para esses cursos os 73 municípios que estão assumindo a descentralização de recursos financeiros de custeio da Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar (MAC).