CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 28 de novembro de 2016

Cosems presente em oficina que discutiu o NUTRISUS no RN

Por Ascom Cosems-RN

indice

Com o intuito de colaborar com a estratégia NUTRISUS, programada dentro das ações do Programa Saúde na Escola (PSE) para o ano de 2017, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), através de seu secretário-geral e titular da saúde de São Gonçalo do Amarante, Jalmir Simões, participou nesta segunda-feira (28), no Centro Universitário do RN (UNI-RN), da Oficina sobre a Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Macronutrientes em pó.

Promovida pelas áreas técnicas de alimentação/nutrição e de saúde da criança/adolescente da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a Oficina foi realizada com o objetivo de otimizar e favorecer a implementação da estratégia NUTRISUS no âmbito de 61 municípios potiguares, proporcionando um bom diálogo entre as áreas envolvidas com o PSE.

Para o secretário Jalmir Simões, o Cosems-RN está à disposição para fortalecer a parceria entre as duas mais importantes áreas da gestão municipal – saúde e educação -, através do NUTRISUS. “Para fortalecer ainda mais este debate, propomos em levar e otimizar estas discussões em meio a todos os 61 municípios [que aderiram à estratégia] através das Comissões Intergestores Regionais [CIR], pois sabemos das dificuldades de todos estarem presentes neste momento”, disse.

NUTRISUS

O combate a extrema pobreza na primeira infância, foi lançado pelo Governo Federal na perspectiva de atenção integral à saúde das crianças, envolvendo, além de transferência de renda, o reforço de políticas ligadas à educação e à saúde.

Visando potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle das deficiências nutricionais, o Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, está lançando a estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes (vitaminas e minerais).

A ação consiste na adição de um sachê contendo uma mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições oferecidas diariamente às crianças nas creches.