CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 15 de dezembro de 2010

Cosems/RN realiza última reunião do ano

Por

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems/RN) realizou nesta quarta-feira (15) a última reunião de 2010 entre secretários municiais de saúde e técnicos das oito regionais de saúde. Além de discutir assuntos prioritários na área, o evento também proporcionou um momento de confraternização natalina entre os participantes, com sorteios de brindes e coffe break.

Dentre os assuntos discutidos, destaque para a importância da educação permanente do servidor, através da Comissão Interestadual de Saúde (CIES). O objetivo maior dos participantes é rediscutir o plano ao longo de 2011, já que até o momento a programação de 2008 ainda não foi realizada em sua totalidade e existem ainda as metas de 2009 e 2010 para serem alcançadas. Além disso, hoje os municípios têm outras necessidades e prioridades.

“Atualmente, para formar uma força de trabalho qualificada para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS), é necessário qualificar de forma permanente o trabalhador em saúde. Por isso, é importante que as metas do CIES sejam restabelecidas pelo Estado. É importante já instituir uma agenda que possa ser trabalhada a partir de janeiro de 2011”, disse Divaneide Ferreira, Assessora Técnica.

A Sub-coordenadora de capacitação do RH da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Carla Macedo, explicou que é importante a descentralização dos recursos para a implantação da educação, já que a realidade de cada região tem que ser levada em conta. “A educação permanente tem que ser levada em discussões contínuas para saber como avançar. Precisamos saber quais são as instituições que podem fazer os cursos de formação e quem vai gerir os recursos. Por isso é importante a descentralização dos recursos”, falou Ana Carla.

A diretora geral do Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (Cefope), Magda Dantas, explanou sobre os recursos financeiros para a educação profissional dos trabalhadores e mostrou os cursos que estão sendo realizados com as verbas destinadas por diferentes Portarias. “Este ano foi um ano de alegrias, desafios e realizações. Tivemos um saldo positivo de crescimento e aprendizado”, finalizou.

Além do CIES, também foram discutidos assuntos referentes ao Plano de Ação do PlanejaSUS/2010; a Programação Pactuada Integrada, que trata dos recursos financeiros que são repassados pelo Estado aos municípios para o pagamento de consultas e exames; e as metas da CIB.

A reunião também relembrou importantes eventos realizados ao longo de 2010, que contou com a participação de representantes do Rio Grande do Norte, como: Oficina de Avaliação do Pacto pela Redução da mortalidade Infantil no Nordeste e na Amazônia Legal, que ocorreu em Brasília, no dia 23 de novembro; IV Seminário de Educação Permanente; Curso de Qualificação dos Gestores dos SUS/NESC; Cartão SUS e Portaria 380.