CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 31 de maio de 2012

COSEMS/RN capacita gestores para uso dos sistemas do SUS

Por

Dando continuidade às Sessões Temáticas de Instrumentalização das Equipes Gestoras do SUS no RN, promovidas ao longo do ano pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RN), em parceria com a SESAP/RN por meio de convênio do PlanejaSUS, a primeira turma do Curso de Sistemas de Informação do Sistema Único de Saúde (SUS) de 2012 foi capacitada nos dias 30 e 31 de maio, em Natal. O curso traz o tema “Manuseio de Sistemas de Informação”, enfocando principalmente a operacionalização dos principais aplicativos e bancos de dados oficiais, atualmente coordenados pela Direção Nacional do SUS, que são: SIA/SUS, SIH/SUS, SCNES, BPA, APAC e FPO, em especial.

Os cursos realizados pelo Cosems/RN têm o objetivo de fornecer ferramentas para que os gestores possam fazer o planejamento das ações baseados nas tomadas de decisões, tendo em vista a escolha mais oportuna e eficiente para o serviço de saúde. Conhecer e valorizar o uso da informação é de fundamental importância nesse processo. Têm-se identificado e registrado a grande inquietação dos secretários municipais em planejar suas ações e tomar decisões apoiadas em dados e informações. No entanto, esta lacuna permanece ao longo dos anos. É notória a dificuldade em manusear e alimentar os sistemas, como também realizar a coleta de dados em função da fragilidade e vulnerabilidade dessas informações.

Essa desqualificação, em parte, faz com que os gestores busquem alternativas variadas e fora de seus quadros profissionais, ficando, em alguns casos, reféns de digitadores contratados de forma precarizada. Para mudar esse quadro, o Cosems/RN realizou o evento no hotel Monza, em Candelária.

No último dia de curso, a presidente do Cosems/RN, Solane Costa, esteve presente no evento e conversou com os gestores participantes. “Esperamos que, com a participação no treinamento, todos possam levar para cada município contemplado as ferramentas apresentadas e comecem a exercitar as práticas. O que queremos proporcionar é conhecimento, oportunidades e informação”, detalhou Solane.

Para esta turma, foram priorizados os últimos 44 municípios que passarão à gestão plena, assumindo a descentralização de recursos financeiros de custeio da Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar (MAC) e que ainda não tinham passado por esse treinamento. Na próxima semana, nos dias 5 e 6 de junho, serão capacitados os técnicos de todos os Hospitais e Unidades de Saúde da SESAP/RN.