CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 30 de junho de 2021

Cosems, Sesap e secretários de saúde debatem modelo de Consórcio Interfederativo de Saúde Pública que será implantado no RN

Por Ascom Cosems-RN

Conforme apresentado e pactuado na reunião ordinária do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), realizada na última quarta-feira (24), nesta quarta (30) houveram reuniões virtuais, via Google Meet, sobre o Consórcio Interfederativo de Saúde Pública que será implantado no Estado.

“O Consórcio vem para efetivar a regionalização. Acreditamos que o Consórcio mudará a questão do subfinanciamento do SUS [Sistema Único de Saúde], através de um incremento, no sentido de atender a média complexidade. É importante dizer que, até agora, apenas os municípios estão investindo com recursos próprios e com o Consórcio terá a participação do Governo Estadual que será em torno de 40%, ficando 60% paraos municípios. Então, de fato, o Consórcio vem pra ajudar na gestão municipal uma vez que são os gestores que estão executando e financiando essa lacuna que temos hoje no SUS que é a média complexidade”, destacou a presidente do Cosems-RN, Maria Eliza Garcia (gestora de Doutor Severiano).

Os encontros de hoje reuniram gestores das regiões Seridó (4ª região), Alto Oeste (6ª região), Metropolitana (7ª região) e Vale do Assú (8ª região). As salas foram gerenciadas pelo gabinete do secretário Cipriano Maia, titular da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Os encontros com as demais regiões (Litoral Sul e Agreste – 1ª, Oeste – 2ª, Mato Grande e Salineira – 3ª e Potengi e Trairi – 5ª) acontecerão no próximo dia 14 de julho.

“Enquanto Cosems a gente entende que o processo do Consórcio realmente é uma questão de unidade de forma solidária que vem fortalecer as regiões de saúde e que o Cosems abraça essa demanda porque o Consórcio só vem a fortalecer o Sistema Único de Saúde no Estado do Rio Grande do Norte”, frisou o segundo vice-presidente do Colegiado, Jalmir Simões (gestor de São Gonçalo do Amarante).

A primeira vice-presidente Dailva Bezerra (gestora de Boa Saúde), a assessora técnica Solane Costa e o secretário executivo Sueldo Queiroz também se fizeram presentes nos encontros.

CONFIRA MODELO DE CONSÓRCIO QUE SERÁ IMPLANTADO NO RN https://www.cosemsrn.org.br/wp-content/uploads/2021/06/APRESENTACAO-CONSORCIOS-INTERFEDERATIVOS-DE-SAUDE.pdf