Ainda nesta quarta-feira (19), após a solenidade de posse de sua nova diretoria, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) realizou a ducentésima décima reunião ordinária com os secretários municipais de saúde do Estado. O evento também aconteceu na Escola de Governo, localizada no Centro Administrativo Estadual, em Natal, e contou com a presença de aproximadamente 60 gestores de todo o Rio Grande do Norte.
> CONFIRA MAIS DETALHES SOBRE A POSSE <
Com a pauta bastante enxuta, os secretários foram informados sobre a situação atual dos instrumentos de gestão no Estado (PPA – Plano Pluri Anual, PAS – Programação Anual de Saúde, PMS – Plano Municipal de Saúde e RAG – Relatório Anual de Gestão) e sobre as datas das oficinas que serão oferecidas pelo Cosems, que orientarão os gestores sobre a construção destes. Com exceção do encontro com os participantes de municípios da 1ª e 7ª regiões de saúde, que será realizado em Natal, as demais oficinas acontecerão in loco, nas regiões de saúde, em local escolhido pelos próprios secretários, nas seguintes datas: 1ª e 7ª regiões, 23/05; 2ª região, 10/05; 3ª região, 19/05; 4ª região, 25/05; 5ª região, 26/05; 6ª região, 11/05; e 8ª região, 09/05.
Nos informes, a secretária municipal de saúde de São José do Seridó e presidente do Colegiado, Debora Costa, comunicou que os gestores municipais que participarão do 5º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, entre 03 e 06 de maio, em Porto Seguro, na Bahia, terão suas hospedagens custeadas pelo Cosems. A presidente Debora também anunciou que lutará junto ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) para que o Ministério da Saúde envie mais insumos aos municípios com o intuito de serem utilizados na 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, já que o público-alvo da Campanha em 2017 foi estendido, porém as doses das vacinas enviadas aos municípios foram as mesmas de edições anteriores.
> CONFIRA MAIS DETALHES SOBRE A 19ª CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA <
Por fim, o secretário municipal de saúde de Mossoró, Benjamin Bento, mostrou que o município está sendo invadido por pacientes não pactuados – que necessitam de procedimentos de alta complexidade – pertencentes a municípios que estão fora da área de abrangência da 2ª região de saúde (oeste).