CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 18 de maio de 2017

Cosems-RN realiza encontro ordinário de Maio

Por Ascom Cosems-RN

 

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) realizou nesta quarta-feira (18), no hotel Monza, no bairro Candelária, em Natal, sua 211ª reunião ordinária, com a presença de diversos secretários municipais de saúde de todo o Estado. Nos temas contidos na ordem do dia, a coordenadora potiguar Alexandra Régio apresentou detalhes sobre o Projeto Apoiador Nacional (confira AQUI), uma iniciativa desenvolvida pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) em parceria com o Ministério da Saúde e Hospital Alemão Oswaldo Cruz, via Programa de Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).

Já a secretária municipal de saúde de São José do Seridó e presidente do Cosems-RN, Debora Costa, apresentou a situação financeira do Colegiado (confira AQUI) e a necessidade dos municípios reverem seus repasses à Instituição, conforme orientação do Conasems. O aumento dos repasses foi aprovado à unanimidade dos gestores presentes. Posteriormente, a presidente informou que as discussões sobre a nova regulação do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel seria levadas à extrapauta da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Dando continuidade à ordem do dia, para o Comitê Estadual de Mortalidade, o Colegiado escolheu as gestoras dos municípios de Tenente Laurentino Cruz e Bodó, respectivamente, Lídia Maria e Melina Noeli, como representantes.

A articuladora das Redes de Atenção à Saúde (RAS) do Rio Grande do Norte, Senei Rocha, fez uma explanação sobre o atual contexto das RAS no Estado (confira AQUI). Como encaminhamento, o secretário-geral do Cosems e atual gestor da saúde de São Gonçalo do Amarante, Jalmir Simões, sugeriu a repactuação das RAS nas oito Comissões Intergestores Regionais (CIRs). Pegando o gancho nas discussões sobre as RAS, a técnica da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Nariele Teresa, apresentou aos secretários a situação da regionalização no Estado.

Encerrando a ordem do dia, os secretários municipais foram comunicados que a Sesap está estudando cronograma para colocar em dia os recursos em atraso da Assistência Farmacêutica Básica do ano de 2017. Ainda de acordo com representantes de doutor George Antunes, os repasses serão feitos entre os dias 25 e 30 de cada mês vigente.

INFORMES

Os secretários receberam informações sobre os critérios de distribuição da penicilina para tratamento de sífilis congênita e do envio ao Estado de 5 mil frascos de penicilina benzantina 1.200.000 UI, pelo Ministério da Saúde, para o tratamento de sífilis tanto por parte das gestantes quanto de seus parceiros.

Posteriormente, a presidente do Cosems-RN, Debora Costa, fez uma avaliação positiva sobre o apoio dado pelo Conselho, aos gestores, na ida ao Congresso Norte/Nordeste, em Porto Seguro, na Bahia.

Por fim, o secretário executivo Sueldo Queiroz falou aos gestores sobre o andamento da capacitação dada pelo Cosems na construção dos instrumentos de gestão (confira AQUI o calendários dos encontros), sobre a alimentação de sistemas como o SIN, SISNAM e SIOPS, e sobre a repactuação dos exames de Toxoplasmose Congênita com o Centro de Especialidades Anita Garibaldi, em Macaíba, bem como a inserção de novos exames da rede cegonha.