CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 23 de fevereiro de 2021

Cosems-RN participa das discussões realizadas durante acolhimento aos novos gestores municipais do SUS promovido pela Sesap

Por Ascom Cosems-RN

 

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP-RN) em parceria com a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde do RN (NEMS-RN) e com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN) realizou, nesta terça-feira (23), o Acolhimento aos Novos Gestores Municipais de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) do RN. A secretária municipal de saúde de Boa Saúde e primeira vice-presidente do Cosems-RN, Dailva Bezerra, representou o Conselho na ocasião do Acolhimento.

O evento, que foi realizado por meio virtual, através do canal da SESAP no youtube, em virtude do momento pandêmico, teve o objetivo de acolher e estreitar laços da SESAP com os gestores municipais de saúde. O acolhimento contou com a participação de diversas representações da sociedade civil organizada e de secretarias municipais de saúde de todo Estado.

Durante sua mensagem de boas-vindas, Dailva Bezerra parabenizou a iniciativa da SESAP em realizar o Acolhimento com uma agenda estratégica de fundamental importância para a gestão municipal. “Dizer da nossa alegria e satisfação do Estado realizar seu papel de condutor, orientador e apoiador das políticas junto aos municípios – tanto de forma regional e no território – neste momento de crise sanitária. O Cosems-RN ao longo dos anos assumiu essa agenda dos instrumentos de gestão e de planejamento por ausência do Estado, porém a gestão de doutor Cipriano Maria assumiu essa agenda de tanta importância para a programação dos municípios”.

Durante o encontro, os gestores acompanharam discussões relativas a: agenda estratégica de planejamento de gestão do SUS nos territórios; instrumentos de gestão e planejamento (prazos legais e sua importância para a gestão municipal); Redes de Atenção à Saúde e Consórcios Interfederativos de Saúde; e Atenção Primária à Saúde (aspectos funcionais e financeiros, em especial as questões definidas no Previne Brasil).

Confira a íntegra do encontro bem como as apresentações realizadas: