CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 6 de abril de 2017

Cosems-RN participa da abertura dos trabalhos do VIII Ciclo de Atualização Científica da Grande Natal

Por Ascom Cosems-RN

A secretária municipal de saúde de Macau, Lucianny Guerra, representou o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) na abertura dos trabalhos do VIII Ciclo de Atualização Científica da Grande Natal, que acontece nesta quinta-feira (6), no Praiamar Hotel, na capital potiguar. O encontro que está sendo desenvolvido pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO) com apoio do Conselho Federal (CFO), segue até esta sexta-feira (7) e conta com a participação de equipes de saúde bucal de 78 municípios do Estado (odontólogos, auxiliares, técnicos e coordenadores de saúde bucal) integrantes da 1ª (agreste e litoral sul), 3ª (mato grande e salineira), 5ª (trairi e potengi) e 7ª (metropolitana) regiões de saúde do RN.

De acordo com Lucianny Guerra, a inclusão dos debates em torno do financiamento do SUS é de extrema importância para o Evento. “Vemos constantemente as exigências tanto do CRO quanto do Ministério da Saúde (MS), mas ao mesmo tempo o Ministério não faz uma revisão e avaliação sobre a tabela SUS que está defasada há 12 anos. É por isso que os municípios, os prefeitos e os secretários ficam em situação difícil quando se deparam com suas folhas de pagamento”, disse.

Ainda de acordo com a representante do Cosems, a importância do debate deste tema é de extrema importância, pois o que de fato acontece, na atualidade, é que os municípios pagam seus profissionais com a maior parte dos recursos e o MS chega apenas com pequenas contrapartidas.

Outras duas falas que se destacaram na abertura dos trabalhos foram a do presidente do CRO, Gláucio Morais e Silva, e a do secretário-geral do CFO, Eimar Lopes de Oliveira. Ambos destacaram o atual cenário de desvalorização das atividades dos profissionais atuantes na saúde bucal, bem como a instabilidade política e econômica em que vive o Brasil, que se agrava, principalmente, com os avanços nas discussões das reformas trabalhista e previdenciária que estão em pauta no Congresso Nacional.

REPRESENTAÇÕES

O encontro também contou com a participação de representantes da Federação Interestadual dos Odontologistas, Secretaria de Estado da Saúde Pública, Conselho Federal de Odontologia, Universidade Potiguar, Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte, Academia Norte-rio-grandense de Odontologia, Associação de Pais e Amigos dos Fissurados do RN, Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Odontologia, Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal e Sindicato dos Auxiliares de Saúde Bucal do Piauí.

Confira as discussões e toda programação oficial do evento: