CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 1 de agosto de 2023

COSEMS-RN MARCA PRESENÇA NA I MOSTRA POTIGUAR DE EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA SAÚDE COM AGENTE

Por Ascom Cosems-RN

Representado por sua assessora técnica, Solane Costa, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) participou, nesta terça-feira (1º), no auditório da reitoria da Universidade Federal do RN (UFRN), da I Mostra Potiguar de Experiências do Programa Saúde com Agente.

Organizado pelos supervisores de preceptoria do Curso Saúde com Agente no Rio Grande do Norte com apoio da Escola de Saúde Pública do RN, o evento também contou com a participação do presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde do Rio Grande do Norte (Sindas-RN), Cosmo Mariz, bem como com representações da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRN, Secretaria de Estado da Saúde Pública, de agentes de saúde e de combate às endemias, e preceptoria do Curso.

De acordo com Solane Costa, a realização da Mostra Potiguar de Experiências do Programa Saúde com Agente é de fundamental importância para o reconhecimento e valorização das práticas locais, além de promover o compartilhamento de saberes e de experiências desenvolvidas nos municípios, impulsionando a educação permanente em saúde e fortalecendo a Atenção Primária no Rio Grande do Norte.

“Em nossa fala, fizemos resgate ao ano de 2005, quando os gestores juntamente com o Sindas se irmanaram ao ‘Movimento Pró-Agente’, onde convidamos o Ministério Público do Trabalho, que era contrário à estabilização dos agentes, e a partir daí foi iniciado um movimento nacional que se transformou na lei 11.350/2006”, destacou Solane.

Ainda de acordo com a assessora técnica do Cosems, está lei deu condições aos agentes comunitários de saúde e aos agentes de combate às endemias, que foram aprovados em processo seletivo, de serem estabilizados no serviço público. “O Cosems faz parte desta história de lutas e teve papel fundamental na adesão dos municípios potiguares ao curso Saúde com Agente”, concluiu.